Aprendendo a gerenciar o stress no trabalho

(*) Juan O’Keeffe

Dizem que se trabalho fosse fácil ninguém pagava pra fazer. Colocar o pão na mesa todo dia exige esforço. Suor. Essa luta diária pode resultar numa enorme geração de stress.

O problema é que o organismo vai acumulando esse stress ao longo do tempo e isso pode trazer consequências indesejadas pra saúde. Sem contar na qualidade de vida e bem-estar no dia a dia.

Por isso, precisamos aprender a lidar com o stress no ambiente de trabalho. Gerenciá-lo de forma inteligente para que nos afete o menos possível.

Aqui vão algumas dicas de como você pode fazer isso:

1. Aprenda a dizer não

Uma das maiores fontes de stress são as demandas em excesso. Chefe, colegas, clientes, fornecedores ficam demandando o tempo todo. Saiba qual é o seu limite gerenciável. Até onde pode assumir compromissos de forma que consiga entregar com qualidade. Se ficar aceitando tudo que pedirem, vai chegar uma hora que se tornará insustentável. Pior, poderá correr o risco de não conseguir realizar o combinado e isso será visto como uma falta de compromisso. Isso, por consequência, irá acabar gerando stress ainda maior.

2. Foco numa coisa por vez

De uns tempos pra cá se tornou famoso o “multi-tasking”. Esse é um termo utilizado para se referir a característica das pessoas fazerem diversas coisas ao mesmo tempo. Você começa o dia escrevendo um relatório. Seu chefe aparece pedindo para você atender uma solicitação de um cliente que é urgente. Quando você começa a fazer o que o cliente pediu, entra uma ligação cobrando uma pendência do dia anterior. Pronto. De repente você está fazendo três coisas simultaneamente. Eventualmente isso sem dúvida é necessário. Mas têm vezes que têm como nos gerenciarmos e organizarmos para fazer uma por vez. Sempre que possível é melhor dessa forma para poder manter a tranquilidade e conseguir concluir uma tarefa antes de ir para a próxima.

3. Identifique suas maiores fontes de stress

Cada realidade é uma realidade diferente. Se o trabalho tem sido uma grande fonte de stress pra você procure identificar mais especificamente o que no trabalho está sendo a causa desse stress. Pode ser um colega com quem você tem dificuldade de relacionamento e está irritando você. Pode ser que tenham colocado você para trabalhar numa função diferente da que você gostaria de estar atuando. Pode ser que o trabalho não seja mais desafiador e talvez seja hora de procurar uma nova posição. As causas podem ser inúmeras. Assumindo o controle da situação, assim de forma mais proativa, é possível desenvolver um plano de ação para endereçar as causas com maior precisão.

4. Divida problemas maiores em menores

Frequentemente surgem problemas cascudos que não sabemos por onde começar. Muita calma nessa hora. Dividir para conquistar é estratégia antiga. Todo grande problema pode ser quebrado em problemas menores. Então resolvendo um de cada vez chegar numa solução viável para o todo.

5. Afaste-se da negatividade

Toda empresa tem seus dramas corporativos. Tem o grupo de funcionários que gosta de reclamar da chefia. O outro grupo que passa reclamando de uma área fornecedora. Sem contar os conflitos pessoais de pessoa com pessoa. Essa energia negativa pode afetar bastante com o tempo. Melhor procurar manter distância e procurar fazer o melhor trabalho possível. É daí que virão os melhores resultados e a maior satisfação profissional.

Trabalhar as vezes pode ser estressante, mas não quer dizer que não possa ser prazeroso. Tudo vai depender de como você gerencia as situações que se apresentam. Se fosse pelo tamanho da pressão do trabalho não poderiam existir executivos nas empresas pois esses têm uma pressão enorme nas costas. Ainda assim, muitos conseguem manter o equilíbrio para conseguir tocar suas atividades em frente. Portanto, não se desespere. Aceite que o stress faz parte do pacote, resolva o que puder e aprenda a conviver com ele de forma que afete o menos possível. Dessa maneira, trocando o foco no que está estressando pelo foco nas realizações que são motivo de orgulho e crescimento profissional.

(*) Juan O’Keeffe escreve sobre desenvolvimento pessoal no seu blog www.evoluçãopessoal.com.br. É bacharel e mestre em Administração de Empresas e atuou por muitos anos no mercado corporativo, com destaque para multinacionais de grande porte.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não representando obrigatoriamente a opinião deste portal.