Incêndio atinge Catedral de Notre-Dame, em Paris; monumento é um dos mais visitados do planeta

Um incêndio atinge nesta segunda-feira (15) a Catedral de Notre-Dame, em Paris, um dos monumentos mais visitados do planeta. Imagens mostram que as chamas tomaram a nave e o teto da catedral, que tem mais de 850 anos. A fumaça tomou os céus da capital francesa.

Uma grande operação para conter as chamas está sendo conduzida pelo Corpo de Bombeiros da capital. A Polícia também isolou a área. As primeiras chamas foram detectadas por volta de 18h50 no horário local (13h50 em Brasília). Algumas seções da catedral foram bastante afetadas. A flecha (uma torre isolada de 93 metros revestida de chumbo sobre o teto da nave), que foi instalada na catedral no século 19, desabou parcialmente.

Segundo o secretário de Estado do ministério do Interior, Laurent Nunez, não há registros de feridos até o momento. A causa do incêndio ainda não foi determinada.

A catedral passa por intenso processo de reforma, que já havia provocado na semana passada a retirada de 16 estátuas, encaminhadas para ateliês de restauração. O trabalho completo de renovação estava previsto para durar 20 anos, segundo o jornal Le Figaro.

Parte do monumento estava encoberto por andaimes que estavam sendo usados na restauração da flecha. Segundo o jornal Le Monde, as primeiras imagens das chamas sugerem que o incêndio se originou na área dos andaimes.

No ano passado, a Igreja Católica francesa lançou uma campanha para pedir doações para salvar a catedral depois que foram detectadas rachaduras na estrutura.

A catedral é o monumento mais visitado de Paris e da Europa, à frente de outras construções, como o Museu do Louvre e a Torre Eiffel. Em 2017, 12 milhões de pessoas visitaram o interior da Notre-Dame.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, classificou o incêndio como “terrível” e pediu que os parisienses e turistas se mantenham fora do perímetro de segurança estabelecido em volta da catedral enquanto prosseguirem os trabalhos dos bombeiros. Segundo o jornal Le Monde, os bombeiros estão enfrentando dificuldades para combater as chamas, já que a parte traseira da Catedral é de difícil acesso para caminhões, mas por volta de 20h30, o foco de incêndio já dava sinais de perder força.


O governo francês informou que o presidente Emmanuel Macron cancelou a agenda prevista para a noite de segunda-feira e planeja se dirigir ao local junto com o ministro da Cultura, Franck Riester.

Pelo Twitter, Macron também comentou o incêndio. “Notre-Dame de Paris em chamas. Emoção de uma nação inteira. (…) Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite por ver esta parte de nós queimar”, disse.

Steffen Seibert, porta-voz da chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel. também comentou a tragédia. “Que dor ver essas imagens terríveis da Notre-Dame em chamas. Notre-Dame é um símbolo da Franca e da nossa cultura europeia. Todos os nossos pensamentos estão com nossos amigos franceses, com que nos solidarizamos”, disse.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também se manifestou sobre o incêndio no Twitter. “É horrível ver o enorme incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Talvez aviões-tanque com água possam ser usados para apagá-lo. É preciso agir rapidamente!”

Vincent Neymon, porta-voz da Conferência dos Bispos da França, afirmou que “um lugar importante da fé católica está queimando”.

A construção da Notre-Dame na Ilha de la Cité, uma pequena ilha rodeada pelo rio Sena, foi iniciada em 1163 e se estendeu até 1345. Nos séculos seguintes, o monumento passou por várias reformas que alteraram a sua forma. A mais famosa dessas reformas ocorreu a partir de 1845 e foi liderada pelo arquiteto Eugène Viollet-le-Duc, que deu a forma definitiva da catedral que persiste até hoje.

Ao longo de 25 anos de trabalho, foram instalados novos sinos na catedral (os anteriores foram derretidos para a fabricação de canhões durante a Revolução Francesa) e uma nova e mais resistente flecha foi construída na parte central do monumento após a antiga mostrar sinais de desgaste. Uma série de novas estátuas também foi instalada.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a catedral sofreu apenas danos pouco substanciais, como marcas de projéteis e alguns vitrais quebrados. Logo após a liberação de Paris pelos aliados, uma missa foi celebrada no local para marcar o fim da ocupação nazista. (Com Deutsche Welle)