Tragédia ambiental: Governo culpa navio grego, mas vazamento de óleo no NE pode ter várias origens

O governo do presidente Jair Bolsonaro continua devendo explicações sobre a demora na adoção de medidas para conter o avanço de petróleo em pelo menos 300 praias do Nordeste. Enquanto rodopia no entorno de desculpas esfarrapadas, usando informações técnicas que divergem da realidade, o governo joga uma cortina de fumaça sobre a tragédia ao apontar antecipadamente um culpado, sem que ao menos tenha em mãos provas irrefutáveis.

Com base em indícios e conclusões sem comprovação, a afirmação de que o petroleiro Bouboulina, de bandeira grega, foi responsável pelo derramamento de óleo cru no mar é obra do “achismo”, já que a empresa que opera a embarcação, a Delta Tankers, afirma ter provas que o incidente sugerido pelo governo brasileiro não ocorreu.

Informações desencontradas têm servido para desviar a atenção a opinião pública, que deveria cobrar do governo alguma explicação sobre o não acionamento do Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional.

Após surgir a primeira informação de que óleo alcançara praias nordestinas, o presidente Jair Bolsonaro tentou usar o episódio de forma ideológica, centrando suas declarações no fato de o petróleo em questão tem origem venezuelana. A questão principal não é saber a origem do petróleo, importante para a investigação, mas agir para minimizar um desastre ambiental cujos danos demorarão décadas para desparecer.

Enquanto o presidente da República disparava declarações sem qualquer comprovação, abusando do populismo, como sempre faz, autoridades do governo se desentendiam ao dar explicações. Após 60 dias do aparecimento da primeira mancha de óleo na costa brasileira, o governo resolveu recorrer ao discurso fácil, quando na verdade deveria agir. Boa parte do petróleo foi retirada das praias por voluntários, que atuaram sem qualquer orientação por parte do Estado, sujeitando-se a riscos dos mais diversos em termos de saúde.

Não obstante, enquanto o governo afirma que o petroleiro grego é suspeito de ter derramado o petróleo que chegou à costa, técnicos do Ibama garantem de forma taxativa que imagens óticas de satélite não são capazes de localizar manchas de óleo no oceano.

“Não há condições técnicas de se identificar manchas de poluição por óleo em águas oceânicas com o uso de imagens óticas, sobretudo quando não se tem o conhecimento prévio da região geográfica da ocorrência do incidente”, destaca a nota assinada por dois técnicos do Ibama.

Como se não bastasse, o governo afirmou, inicialmente, que ao menos 2,5 mil toneladas de petróleo haviam sido despejadas no mar, sendo que agora o próprio presidente da República diz que “o pior está por vir”, pois é impossível estimar a quantidade de óleo que vazou no oceano. A declaração foi dada no último domingo (3) durante entrevista à TV Record.

“O que chegou às praias é uma pequena parte do que foi derramado. O pior está por vir, uma catástrofe muito maior”, afirmou Bolsonaro à emissora. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, não confirmou as declarações do presidente. De acordo com o ministro, o governo não dispõe de informações sobre o volume total de óleo que poderá chegar à costa brasileira.


Por outro lado, para complicar ainda mais a já difícil situação do governo, o pesquisador Humberto Barbosa, do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), busca respostas em imagens de satélite que utiliza tecnologia de microondas. Barbosa contraria as declarações do governo e diz que o petróleo pode ter vazado de algum poço marítimo em exploração.

O pesquisador do “Lapis” ressalta que a comunidade científica internacional sabe que o satélite europeu Sentinel 1-A é capaz de detectar derramamento de petróleo. Foi a partir de imagens do Sentinel 1-A que Barbosa identificou, pela primeira vez, uma faixa da mancha de óleo ainda não fragmentada ou carregada pelas correntezas. Com cerca de 55 km de extensão e 6 km de largura, a uma distância de 54 km da costa, a mancha estava localizada em região de intensa exploração de petróleo.

Em entrevista ao portal da Deutsche Welle, o pesquisador da Universidade Federal de Alagoas foi enfático ao afirmar: “Eu já estava identificando várias manchas sempre com esse satélite, Sentinel, e não entendia por que o governo brasileiro não estava utilizando essas mesmas informações”.

“Houve um acordo da Câmara setorial entre Brasil e Europa há três anos para fazer o uso dessas imagens. Estive na Alemanha e tive contato com outros grupos que já estavam com os dados bem encaminhados, e os dados do Sentinel seriam usados pelo Brasil. Todo mundo sabe que a melhor imagem seria a do Sentinel. Já há experiências na Ásia, no Pacífico, Oriente Médio que mostram que essas imagens têm capacidade de detectar derramamento de óleo”, avançou Humberto Barbosa.

“Sessenta dias passados, o que a gente mais escutava dos órgãos governamentais é que as imagens de satélite não tinham capacidade para fazer detecção, que as manchas estavam na subsuperfície. A gente aqui já tinha essa resposta de que era possível”, emendou.

Questionado pela DW sobre como chegou à conclusão que o óleo causador do desastre ambiental poderia ter origem em algum poço de petróleo, Humberto Barbosa esclareceu: “Já tínhamos experiência com poços de perfuração, da altimetria, analisando teses de perfuração de poços. A Agência Nacional de Petróleo disponibiliza as informações da localização dos poços. Na região próxima de onde identificamos a mancha, na faixa de Porto Seguro, há intensa exploração [de petróleo], e nos últimos anos o pré-sal passou a fazer parte disso”.

“Comecei a olhar o padrão da imagem de satélite, busquei o que poderia estar interferindo. Eu tive a impressão de que aquela mancha me revelaria algo. O que ela tem em particular é a integração que ela mantém, embora ela tenha área que foi rompida. Nessa linha onde ela foi rompida você pode ver que um navio pode ter atravessado e ter rompido a mancha. É um navio que, junto com outros dois, está num posicionamento que não é um posicionamento geográfico normal de cruzamento de navios”, disse o pesquisador.

“A Marinha informou que posicionou três navios no sul da costa da Bahia, porque em Abrolhos tem aparecido algumas manchas, e o satélite pega três navios muito perto das manchas”, concluiu.

Se o governo admitir que demorou para adotar medidas de contenção, o que minimizaria a tragédia, será uma tragédia política enorme para Jair Bolsonaro, que continua sonhando com a reeleição, apesar de ter afirmado que não concorreria a novo mandato, se eleito fosse.

Bolsonaro pode se esquivar dos problemas, mas induzir a opinião pública a erro não é o melhor caminho para quem flerta antecipadamente com um novo mandato. O cipoal de inverdades e informações desencontradas e precipitadas sobre a tragédia ambiental é tamanho, que chega assustar. Qualquer pessoa com conhecimentos básicos de investigação sabe que o governo tenta fugir à responsabilidade.