Em discurso emocionado, Joice chora ao falar dos ataques dos bolsonaristas e da reação dos filhos

Eleita deputada federal em 2018 com mais de 1 milhão de votos, Joice Hasselmann (PSL-SP) se emocionou ao discursar nesta terça-feira (5), na tribuna da Câmara dos Deputados, ocasião em que falou sobre os ataques e ameaças de que tem sido alvo nas redes sociais. A parlamentar, que chegou ao Parlamento a reboque de um discurso duro contra a oposição, recebeu a solidariedade de parlamentares de vários partidos, inclusive oposicionistas.

Entre lágrimas, Joice afirmou que não ficará calada e identificará “um por um” dos seus agressores, para que esses respondam na Justiça por seus atos. A deputada do PSL chorou a comentar sobre a reação dos filhos aos xingamentos e às ofensas.

Desde que se posicionou contra a manobra do Palácio do Planalto para a derrubada do líder do partido na Câmara dos Deputados, Joice Hasselmann tornou-se alvo da fúria dos apoiadores do presidente da República, que passaram a chamá-la de “porca” e “gorda”.

Pelo simples fato de ter defendido a permanência do deputado Delegado Waldir (GO) na liderança do PSL na Câmara, Joice foi surpreendida pela decisão do presidente da República de ejetá-la da liderança do Governo no Congresso Nacional.

A parlamentar soube da destituição pela imprensa, atitude típica de um político covarde como Jair Bolsonaro, que trabalhou nos bastidores para emplacar o filho Eduardo como líder do PSL na Câmara dos Deputados.

“Foi a primeira vez que eu me senti vítima do mais sujo machismo”, afirmou Joice Hasselmann ao falar sobre os xingamentos de que foi alvo nas redes sociais.


Visivelmente emocionada, Joice fez um discurso contundente em alguns trechos, como quando relatou que o pior momento desse ataque virtual ocorreu quando seus filhos quiseram saber as razões de estar sendo chamada de “porca” nas redes sociais. “Não quero uma direita estúpida que odeie as pessoas”, disse a parlamentar.

Mesmo sabendo há muito como pensa e age o clã Bolsonaro, a deputada Joice Hasselmann, assim como qualquer outro cidadão, deve rechaçar tentativas de intimidação por parte de quem dá largos passos na direção do totalitarismo e do obscurantismo. A parlamentar do PSL tinha ciência, não é de agora, que o jeito estúpido de ser do presidente da República prevaleceria, em especial quando o contraditório entrasse em cena.

A deputada do PSL aproveitou o discurso para criticar o presidente Jair Bolsonaro, que, na opinião da parlamentar, precisa urgentemente reconhecer não apenas os próprios erros, mas que o Brasil não pode viver debaixo de uma “filhocracia”.

“Qual foi o meu crime? Discordar uma única vez. Discordar de um golpe, do meu presidente. Eu discordei por ele se apequenar (…) Ele não é Deus, é um homem. E homem falha”, questionou a deputada.

Ânimos acirrados são comuns na seara política, até porque a defesa de opiniões divergentes sempre alcança temperaturas elevadas, mas ofensas e ameaças são inaceitáveis no Estado de Direito.

A evolução em qualquer segmento da vida é sempre um aprendizado, assim como todo ser humano é fruto dos próprios erros. Que Joice Hasselmann tire desse triste episódio lições para modular o discurso e ponderar os ataques aos opositores. Afinal, o brasileiro começa a se cansar do discurso de ódio que Bolsonaro insiste em manter, como se a corrida presidencial de 2018 não tivesse terminado.

O UCHO.INFO discorda radicalmente da forma – muitas vezes colérica – com que a deputada do PSL defende os interesses do governo e ataca os opositores do presidente da República, mas ao mesmo tempo é obrigado a reconhecer que Joice, enquanto jornalista, agiu com extrema lealdade quando abordada para promover na imprensa ataques ao editor deste site. Mesmo sem conhecer o editor, Joice Hasselmann descartou de chofre qualquer possibilidade de ataque, resistindo à pressão de quem à época estava no poder.

O UCHO.INFO discorda radicalmente da forma – muit