Dilma aproveita posse de ministro da Agricultura para estocar o fanfarrão Lula da Silva

(Foto: Antônio Cruz - ABr)
Dando o troco – Dilma Rousseff e o antecessor Luiz Inácio da Silva vivem um “faz de conta” que começa a preocupar aqueles que acompanham o cotidiano da política nacional. Em campanha para retornar ao Palácio do Planalto, Lula, que simplesmente ignora sua pupila, não se faz de rogado e cobra de integrantes do atual governo soluções para assuntos que alimentam sua personalidade histriônica.

No contraponto, Dilma, muito discretamente, tem dado o troco à altura. Há dias, a presidente e o tucano Fernando Henrique Cardoso trocaram loas, algo que incomoda profundamente o ex-metalúrgico Lula.

Na cerimônia de posse do novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, nesta terça-feira (23), a presidente dispensou elogios ao demissionário Wagner Rossi. “Nos últimos anos, o ex-ministro Wagner Rossi e todos os seus antecessores conduziram a agricultura e a pecuária brasileiras a um dos momentos mais significativos de sua história”, disse Dilma Rousseff.

O confete repentino que a inquilina do Palácio do Planalto arremessou na direção dos que antecederam Wagner Rossi alcançou também os ex-ministros Francisco Turra e Marcus Vinicius Pratini de Moraes, ambos nomeados por Fernando Henrique Cardoso e amplamente elogiados pelo atual ocupante da pasta, o gaúcho Mendes Ribeiro Filho. A propósito, Turra foi convidado pelo novo ministro a fazer parte da sua equipe.

Tal situação coloca por terra o bordão que Lula adotou para estocar seus adversários, “nunca antes na história deste país”. Ou seja, na opinião de Dilma muita coisa aconteceu no Brasil antes do messiânico Lula.