Agência que defende animais acusa Rede Globo de matar cobra durante gravação de novela

Calor forte – Sem apresentar muitos detalhes, a “Agência de Notícias dos Direitos dos Animais” noticiou na tarde desta quarta-feira (23) a morte de uma cobra durante as filmagens de nova novela da Rede Globo de Televisão. O animal (espécie não informada) teria morrido pelo excesso de calor no set de filmagens no Alto da Boa Vista, bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro.

A agência criada pela jornalista Silvana Andrade explica que as filmagens eram da novela “Morde & Assopra”, o próximo folhetim das sete da noite. “Por conta do calor no Rio, o animal explorado durante as gravações não aguentou e morreu antes do fim da cena”. Na matéria não há declarações dos diretores do Núcleo de Novelas ou da assessoria de imprensa da emissora platinada.

Segundo a Anda, este é mais um caso em que animais sofrem as consequências da falta de consciência ao serem cruelmente utilizados para o entretenimento. Recentemente, uma girafa de 18 anos que estava sendo explorada nas filmagens da comédia de Kevin James “Zookeeper”, morreu um dia após fazer sua cena final. “Suspeita-se que o estresse a que foi submetido o animal durante as gravações tenha sido o causador da morte precoce, já que uma girafa pode viver até 30 anos”.

Em outro artigo, desta vez assinado pela colunista Paula Brügger, a agência acusa outro veículo da Rede Globo. A “Globo News”, que veicula sua programação em canal fechado, teria promovido touradas a partir de uma matéria jornalística dentro do programa “Sem Fronteiras”.

Segundo a colunista, “não é preciso ter estudado análise de conteúdo para perceber o lamentável viés que prevaleceu nessa peça jornalística, dando muito mais voz aos defensores da prática covarde e abjeta em questão – a tauromaquia – em comparação com aqueles que se opõem a tais espetáculos sinistros, convenientemente tratados como “tradição” em vários momentos da matéria.

“De fato, a própria chamada para o programa já acenava na direção dos simpatizantes das touradas quando questionava: Por que fecha-se o cerco contra um dos maiores símbolos da Espanha?” (Foto: AgNews)