Aromatização funcional melhora a produtividade nas empresas

(*) Janice Zanatta –

aromaterapia_01Olfato apurado – Ao findar de cada ano nossos níveis emocionais tendem a passar por oscilações decorrentes do acúmulo de atividades junto às novas expectativas. Após um breve intervalo para as festas de final do ano voltamos à realidade do trabalho, sendo preciso direcionar o foco. Mas como manter o staff motivado a cumprir metas e alcançar os resultados desejados?

Uma vez que atinge diretamente o sistema límbico (memória emocional), o aroma, além de criar uma atmosfera agradável, pode vir a atuar positivamente no desenvolvimento das relações interpessoais. Quando corretamente aplicadas, as essências podem estimular criatividade, ânimo e concentração, promovendo uma maior interatividade entre equipes. Os aromas com base em óleos essenciais são espraiados no ambiente, seja escritório, consultório ou espaço comercial.

Após grande receptividade no mercado europeu e norte americano, o marketing olfativo tem feito cada vez mais sucesso entre os empresários brasileiros. Através da aromatização do ambiente coorporativo e do desenvolvimento de um DNA olfativo – que define um aroma exclusivo para a marca – empresas buscam destaque entre os concorrentes. Esta inovadora ferramenta de marketing, além de expressar-se como uma maneira original de concretizar uma identidade, busca traduzir conceitos que desejam ser transmitidos sob uma nova leitura, dialogando com o emocional do público.

O sentido do olfato é o único capaz de proporcionar uma conexão direta com o centro emocional do cérebro. Para se ter ideia, cerca de 75% dar emoções que experimentamos diariamente são provocadas por aromas.

Para deixar áreas de trabalho ou ambientes de acesso dos clientes, sugerimos algumas formulações funcionais de fragrâncias que auxiliam no estímulo e na renovação da força produtiva da equipe, após o retorno das festas de fim de ano:

Alecrim – indicado para cansaço mental, falta de entusiasmo e concentração, além de revigorar e estimular a autoestima.

Basilicão – é indicado como tônico nervoso, combatendo fadiga, ansiedade e melancolia.

Capim Limão – indicado para quem tem excesso de preocupação, tensão mental e insônia.

Hortelã-pimenta – é estimulante e refrescante, é indicado para ambientes com grande concentração de pessoas.

Flor de Laranjeira – combate a insônia, palpitações e estados depressivos.

Nesse processo de despertar os sentidos, em minhas palestras motivacionais procuro reforçar sempre três pontos: autoestima, determinação e equilíbrio emocional. Eles conduzem equipes profissionais à assertividade e melhores resultados, trazendo também retornos individuais e aliando a satisfação profissional à pessoal.

(*) Janice Zanatta é qualificada pelo “Institute The Herbal Medicine and Aromatherapy of London”. Palestrante e aromista-chefe da Good Smell, empresa especializada em consultoria e marketing olfativo. www.goodsmell.com.br