Avalanche corintiana sobre o São Paulo FC, em festa pelo título, expõe as mazelas do time do Morumbi

corinthians_1001

Campeão brasileiro de 2015, o Sport Clube Corinthians Paulista conquistou o título na última quinta-feira (19), em São Januário, contra o Vasco da Gama, mas a festa ficou para o domingo, diante da torcida que lotou a arena esportiva popularmente conhecida como Itaquerão, na Zona Leste da capital paulista.

Apesar de terem ido ao estádio pensando apenas na entrega da taça, a torcida alvinegra ganhou um presente e tanto: o Timão derrotou o arquirrival São Paulo FC por seis gols a um, “massacre” que embalou a festa dos corintianos madrugada adentro.

Mesmo com um time repleto de reservas, o Corinthians provou mais uma vez a sua supremacia na 36ª rodada do Brasileirão. Foi a maior vitória do clube de Parque São Jorge na história do clássico, já que nunca havia feito seis gols em cima do Tricolor Paulista.

Em suma, foi um show em preto e branco, com o Corinthians liquidando a fatura antes do intervalo. Com apenas 30 minutos do primeiro tempo, a torcida já gritava “olé” a cada toque na bola, o que era seguido pelo grito de “é campeão”.

No segundo tempo, os gritos ganharam o viés da provocação e foram de “nosso freguês voltou”. Durante a semana, os são-paulinos, que haviam derrotado o Atlético Mineiro em casa, afirmavam que iriam ao Itaquerão para estragar a festa corintiana.

Envergonhados diante da catástrofe, os torcedores do São Paulo FC fizeram um acordo às pressas com a Polícia Militar para deixar o estádio no início do segundo tempo. Como a autorização da PM só saiu aos 35 minutos do segundo tempo, os tricolores foram obrigados a assistir ao passeio alvinegro quase até o fim.

Com 56 pontos, o SPFC segue na briga pelo G4 – grupo de classificação à Copa Libertadores da América. O São Paulo, que se mostrou um time sem alma, tem a mesma pontuação do Internacional, de Porto Alegre, quinto colocado na tabela, mas desempata no saldo de gols. Se conseguir uma vaga para disputar a competição continental, o São Paulo será premiado pela incompetência que exibiu ao longo do Brasileiro, situação turbinada pela turbulência na diretoria do clube.

A vitória do domingo confirmou a supremacia incontestável do elenco corintiano, que por enquanto não tem rivais à altura no território nacional. Até mesmo a equipe reserva do Corinthians exibiu a vantagem incontestável. Esse desempenho, que mereceu elogios da crítica especializada explica a conquista, com três rodadas de antecipação, do Campeonato Brasileiro de 2015.

Com a vitória que impulsionou a festa, o Corinthians alcançou 80 pontos e igualou a marca do Cruzeiro de 2014, dono da melhor campanha dos pontos corridos desde 2006, quando a competição passou a ser disputado por vinte equipes. Restando duas rodadas para o fim do Brasileiro, o Corinthians pode chegar a 86 pontos, aumentando ainda mais o recorde.

apoio_04