Colombiano Osorio é o novo treinador do São Paulo e terá metade do salário de Muricy Ramalho

juancarlos_osorio_02Rei posto – Na tarde desta terça-feira (26), o São Paulo definiu que Juan Carlos Osorio, colombiano de 53 anos, será o novo técnico do tricolor. A contratação foi acertada pelo presidente Carlos Miguel Aidar um dia após reunião com o treinador português José Peseiro. O clube do Morumbi aguardava uma ligação de Osorio para definir os salários após se reunir com o técnico na Colômbia, na semana passada.

Segundo informações, a programação do São Paulo é apresentar o treinador na próxima quinta-feira (28). Osorio receberá R$ 250 mil por mês e seu contrato é válido por duas temporadas. Vale ressaltar que o valor é metade do que recebia Muricy Ramalho em sua última passagem pelo clube.

Na última quarta-feira, o presidente Carlos Miguel Aidar e o vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro passaram o dia em Medellín e voltaram otimistas, porém com a reunião marcada com Peseiro. Na segunda-feira, Aidar e Ataíde falaram com o português em duas reuniões na capital paulista. Aidar gostou mais do que ouviu de Peseiro do que daquilo que ouviu de Osorio, porém, foi convencido por Ataíde que o colombiano é o melhor para ser o treinador.

Osorio convenceu a diretoria do São Paulo ao apresentar um projeto de reconstrução da equipe sem grandes investimentos, a partir da formação de atletas.

O tricolor paulista ficou impressionado com o perfil de trabalho de Osorio, que tem três diplomas de futebol: de treinador pela Associação Inglesa de Futebol, de gestão técnica pela Associação Holandesa de Futebol e pós-graduação em ciência do futebol pela Universidade de Liverpool. Ainda tem cinco anos como assistente técnico no Manchester City, da Inglaterra, entre 2001 e 2006, e trabalhos como treinador nos Estados Unidos antes de chegar ao Once Caldas e, depois, ao Atlético Nacional. Também foi jogador de futebol profissional.

Para dirigir o São Paulo, Osorio recusou uma proposta de valor financeiro muito superior do Cruz Azul, do México.

A marca registrada de Juan Carlos Osorio à beira do gramado, durante os jogos, é a forma inusitada de passar mensagens aos jogadores: em vez de gritos, prefere passar instruções por bilhetes aos atletas, ou desenha uma mudança tática e dá nas mãos do jogador.

O colombiano é o primeiro técnico contratado pela gestão de Carlos Miguel Aidar. Seu antecessor, Muricy Ramalho, retornou ao Morumbi em setembro de 2013 e salvou o clube do rebaixamento no Brasileirão. Em 2014, fez campanha que terminou na segunda posição do campeonato nacional. Em 2015, porém, um mau início de ano com exibições fracas em Paulistão e Libertadores aliado a problemas de saúde fez com que o treinador deixasse o cargo.

Desde a saída de Muricy, em abril, o coordenador técnico Milton Cruz assumiu como interino. Em dez jogos, acumulou sete vitórias e três derrotas. Colheu elogios do elenco por mudar programa e métodos de treinos e fez o time jogar em melhor nível. Venceu Corinthians e Cruzeiro pela Copa Libertadores da América, porém acabou eliminado na semifinal do Paulistão e nas oitavas de final da Libertadores. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04