David Cameron quer renegociar papel do Reino Unido na União Europeia

david_cameron_05Pensando melhor – O primeiro-ministro britânico, David Cameron (à esquerda na foto), reuniu-se na noite de segunda-feira (25) com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker (à direita na foto), para renegociar os termos da adesão britânica à União Europeia (UE).

A conversa girou em torno de uma “reforma da UE” e uma “renegociação” da relação do Reino Unido com o bloco europeu, declarou um porta-voz de Cameron. “O primeiro-ministro sublinhou que o povo britânico não está satisfeito com o status quo e acredita que a UE deva mudar para responder melhor a essas preocupações.”

O partido de Cameron conquistou maioria nas eleições parlamentares de 7 de maio e prometeu um referendo no Reino Unido para definir a permanência do país numa União Europeia (UE) previamente reformada.

Para prestigiar os eleitores britânicos, o governo do primeiro-ministro conservador declarou ainda que o referendo, previsto para 2017, não será aberto aos 1,5 milhão de cidadãos provenientes de outros países-membros da UE residentes no Reino Unido.

Reivindicações britânicas

Favorável à manutenção de seu país numa UE reformada, David Cameron se encontrou com Juncker para um jantar na residência de campo do premiê britânico, no sul da Inglaterra e apresentou as reivindicações de Londres. Cameron deseja repatriar certos poderes para o Reino Unido, em nome da soberania do Parlamento Britânico.

Para o premiê britânico, um pré-requisito absoluto em qualquer negociação são mudanças nas condições de acesso à ajuda social para os cidadãos provenientes de países da UE, principalmente aqueles vindos do Leste Europeu. A proposta britânica prevê que imigrantes da UE tenham de esperar quatro anos para acessar uma série de benefícios sociais no Reino Unido.

Turnê europeia

O encontro crucial com Juncker abre uma semana dominada pela questão europeia no Reino Unido. O referendo será mencionado no tradicional discurso da rainha Elizabeth 2°, na quarta-feira, quando será apresentado o programa legislativo do novo governo. A consulta popular será objeto de um projeto de lei.

Logo após o discurso da rainha, Cameron inicia sua ofensiva diplomática junto a outros países-membros da UE. O premiê britânico visitará cinco capitais europeias, começando na quinta-feira por encontros na Dinamarca, Holanda e França, continuando na sexta-feira em Varsóvia e Berlim.

A última consulta popular sobre a questão da adesão do Reino Unido à UE foi realizada há 40 anos, quando o bloco europeu ainda era mais um mercado comum do que um bloco político. O projeto de lei do referendo será apresentado ao Parlamento Britânico ainda nesta quinta-feira, dia em que Cameron inicia sua turnê pela Europa. (Com agências internacionais)

apoio_04