Atualizado às 5:10pm

Aumentar Fonte Diminuir Fonte

Democratas depende de Maciel para sobreviver em Pernambuco

08.02.2010 - 6:47pm | Seção: Política



Fio da navalha -

marco_maciel_02Na conversa que teve com o ucho.info, na semana passada, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado Federal, previu que será impossível adiar a reforma política em 2011. O modelo atual estaria falido e as eleições gerais seriam as últimas com as regras de arrecadação financeira. Os especialistas também acreditam em alterações no modelo e até mesmo na extinção de vários partidos políticos. O Democratas, nascido Arena nos tempos de chumbo da ditadura, seria um dos mais ameaçados pela nova realidade que poderá ser desenhada nas urnas depois de outubro. O destino estaria selado especialmente com a derrota do candidato presidencial José Serra (PSDB). Em Pernambuco, o risco de desaparecer do Democratas depende do sucesso da reeleição do senador Marco Maciel. A jornalista Maria Carmem Chaves, do site “Política Real”, comenta que a situação do partido ficou ainda pior com o anúncio da aposentadoria do deputado federal Roberto Magalhães – em 1990 foi o parlamentar federal mais votado do Brasil.

Compartilhe:
  • Twitter
  • Facebook
  • E-mail this story to a friend!
  • Print this article!
  • Google Bookmarks
  • Turn this article into a PDF!

Mais Notícias


  • Abre Aspas

    “Dilma é como o Dunga: deu no que deu". ” (De um personagem não identificado no programa de rádio do presidenciável José Serra, levado ao ar nesta quinta-feira, 2 de setembro)
  • Pensando bem...

    Equação política
    "Pensando bem, nesta campanha duas palavras são obrigatórias no vocabulário dos comitês eleitorais: dinheiro e liderança."
  • Aconteceu

    2 de setembro

    1937 - Morre Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos.

    1945 - Fim da Segunda Guerra Mundial, com a assinatura da ata de rendição incondicional do Japão.

    1961 - O Congresso aprova a emenda constitucional que institui o regime parlamentarista no Brasil. Assim, João Goulart pôde assumir a presidência depois da renúncia de Jânio Quadros.

    1988 - A Assembléia Nacional Constituinte termina a elaboração da Constituição Brasileira, a mesma que está em vigor hoje.

    1990 - O exército soviético começa sua retirada da Alemanha Oriental.