Desautorizado pelos números oficiais, Mantega teima em mentir sobre a economia brasileira

Parafuso solto – Guido Mantega, que ainda está ministro da Fazenda, consegue a proeza de balbuciar inverdades sobre a economia, ser desmentido em seguida pelos números oficiais e insistir na própria fala. Mantega, que na quinta-feira (9) discorreu sobre o tema à bancada petista na Câmara dos Deputados, disse que a inflação começa a arrefecer e que a economia dá sinais de crescimento.

Muito pior do que as mentiras disparadas por Mantega é a decisão da presidente Dilma Rousseff de mantê-lo no cargo. A inflação não apenas está fora de controle, como já provoca um efeito cascata que vem contaminando outros setores. Isso porque a percepção inflacionária está levando os empresários à adoção de um generalizado aumento de preços, inclusive no setor de serviços. Guido Mantega afirma que medidas estão sendo adotadas pelo governo para evitar essa contaminação, mas novamente os palacianos estão atrasados.

No tocante à recuperação da economia, o discurso embusteiro de Mantega resulta de um acordo com a presidente Dilma Rousseff, que precisa manter o otimismo da população, mesmo que à base de mentiras, como forma de blindar seu projeto de reeleição.

As apostas do governo para liquidar a herança maldita deixada por Lula têm sido equivocadas e adotadas com muito atraso, o que leva à inocuidade. A solução, que o governo resiste em adotar, está na implementação de medidas estruturantes, definitivas e de longo prazo, que exigiriam em algum momento um posicionamento impopular por parte da presidente, o que não acontecerá até a eleição de 2014.

Enquanto isso, o governo insiste em reverter a crise, que meramente caseira, a partir do consumo interno. Com o cenário econômico atual, esse tipo de solução faz com que a inflação fique cada vez mais fora do controle.