Em maio, Marte parecerá maior; planeta estará a menor distância da Terra em 11 anos

marte_1003

No próximo dia 30 de maio, Terra e Marte estarão na posição mais próxima já registrada nos últimos onze anos. Nesse dia o “planeta vermelho” ficará mais iluminado e poderá ser visto a olho nu. A menor distância registrada no século entre o “planeta vermelho” e o nosso foi em agosto de 2003.

No final do mês, a distância entre os dois planetas será de 75,3 milhões de quilômetros. O número pode parecer alto, mas essa distância pode chegar até 400 milhões de quilômetros. Em 2003, foi registrada a menor distância em 60 mil anos –quando a marca foi de 55,76 milhões de quilômetros.

O fenômeno acontece quando a Terra forma um alinhamento quase perfeito com o Sol e Marte, fenômeno chamado de oposição afélica.


“Por estar mais distante do Sol, a órbita de Marte é maior que a da Terra. O tempo que Marte gasta para dar uma volta em torno da estrela é de aproximadamente dois anos terrestres”, declara Renato Las Casas, coordenador do grupo de astronomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Esse alinhamento acontece a cada 26 meses, mas como as circunferências da Terra e de Marte não são perfeitas, a distância entre os dois planetas no momento do alinhamento nem sempre é a mesma.

O fenômeno acontecerá novamente em julho de 2018, com uma aproximação ainda menor que a deste ano: 57, 6 milhões de quilômetros.

Para quem acredita que em Marte existe vida, não custa ligar a vitrola e colocar para tocar “Alô, alô, marciano”, sucesso eternizado por Elis Regina. Afinal, “a crise tá virando zona, cada um por si todo mundo na lona, e lá se foi a mordomia”. Vai que por lá alguém escuta!

apoio_04