FBI trabalha com possibilidade de ataque terrorista na Maratona de Boston

(Foto: AP)
Covardia com insanidade – As explosões ocorridas na segunda-feira (15) durante a Maratona de Boston, nos Estados Unidos, deixaram pelo menos três mortos e mais de cem feridos. O caso é investigado pelo FBI, que considera a possibilidade de um ato terrorista. O episódio provocou cenas de pânico e confusão em um dos maiores eventos esportivos dos EUA. O presidente Barack Obama prometeu, em pronunciamento, investigar, prender e punir os responsáveis.

No discurso transmitido pelas redes de rádio e televisão de todo o planeta, Obama, prometeu encontrar e punir os responsáveis pelo ataque, sejam eles indivíduos ou grupos organizados. “Nós ainda não sabemos quem fez isso ou o porque. As pessoas não devem tirar conclusões”, disse ele. “Nós descobriremos quem fez isso. Descobriremos por que fizeram isso. Qualquer indivíduo ou grupo responsável sentirá o peso total da Justiça.”

Apesar de o FBI considerar a possibilidade de um ataque terrorista, Obama não usou o termo em suas declarações. O presidente norte-americano telefonou para o prefeito de Boston, Tom Menino, e para o governador de Massachusetts, Deval Pactrick, para oferecer ajuda do governo federal. A FAA, a agência que controla a aviação civil nos Estados Unidos, determinou uma zona de exclusão aérea na região das explosões.

Não há, por enquanto, confirmação sobre qual foi o artefato explosivo usado no atentado. A polícia encontrou uma terceira bomba, que foi neutralizada antes de fazer vítimas. Mais tarde, a polícia recebeu várias denúncias sobre objetos suspeitos. A polícia informou que as duas explosões na linha de chegada da maratona foram quase simultâneas.

Um incêndio foi registrado na Biblioteca Memorial JFK, nos arredores do centro de Boston, sem feridos. As autoridades norte-americanas disseram que estão investigando as explosões e o incêndio e que ainda não é possível dizer se os casos estão relacionados. A segurança foi reforçada em edifícios famosos de Nova York e Washington.

Há informações de que, pelo menos, oito vítimas sofreram amputações. Muitas teriam sido atingidas por estilhaços de vidro das vitrinas das lojas, além de pregos e parafusos utilizados na confecção dos artefatos explosivos. Entre os mortos estaria uma criança de 8 anos, que estava na linha de chegada à espera do pai, mas a informação ainda não foi confirmada.

A Maratona de Boston é um dos maiores eventos anuais de atletismo dos Estados Unidos e atrai grande número de corredores, além de milhares de espectadores, pois nesse dia é feriado na cidade. (Com informações da Agência Brasil)