Fernando Henrique Cardoso é candidato a imortal da Academia Brasileira de Letras

Disputa culta – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ainda não oficializou sua candidatura à Academia Brasileira de Letras, o que deve acontecer nos próximos dias, mas o tucano já conta com pelo menos 29 votos para assumir a cadeira deixada por João de Scantimburgo, conforme informou a jornalista Sonia Racy, de “O Estado de S. Paulo”.

Considerando que a ABL, que declarará vaga a cadeira de Scantimburgo na quarta-feira (27), tem em seus quadros o ex-presidente José Sarney, cuja escrita não empolga e que o reduto dos fardões já para ouvir um discurso de Lula na mais sacra casa da literatura brasileira, não há razão para deixar de apoiar a candidatura de FHC.

Ideologias políticas à parte, Fernando Henrique tem cabedal de sobra para ser investido na Academia Brasileira de Letras, algo facilmente comprovado por sua competência como escritor. Só o fato de ter participado da escrita do Plano Real é suficiente para qualquer honraria.

O único problema é se Lula resolver repetir o gesto de FHC e querer se transformar em imortal, algo que o comunista Hugo Chávez conseguiu mesmo depois de morto.