Mesmo com o apoio de Dilma e Lula, a comunista Vanessa Grazziotin deve perder a eleição em Manaus

Sem saída – Abusado como todos sabem, Luiz Inácio da Silva foi a Manaus, recentemente, para turbinar a campanha da senadora Vanessa Grazziotin, candidata do PCdoB à prefeitura da capital amazonense. Lá, Lula falou o que quis e atacou o ex-senador Arthur Virgílio Neto (PSDB), que em passado não tanto distante ameaçou dar uma surra no ex-metalúrgico.

Arthur e Vanessa passaram ao segundo turno, mas a vantagem do candidato tucano nas pesquisas de intenção de voto desanimou o staff do Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff foi a Manaus, na última segunda-feira (22), para apoiar Vanessa Grazziontin, mas viajou consciente de que a comunista fracassara na campanha.

Entre os erros cometidos pelo núcleo da campanha de Grazziotin, os palacianos entendem que o maior deles foi não explorar a ameaça feita por Arthur Virgílio a Lula. É fato que a atitude do tucano não é a mais adequada quando o assunto é criticar um chefe do Executivo, mas a análise da assessoria presidencial extrapolou ao dar excesso de crédito a Lula da Silva, que nos últimas semanas tem sido acusado, reiteradas vezes, de ser o chefe maior do Mensalão do PT.

Se a eventual derrota de Vanessa Grazziotin é uma questão de dias, segundo os palacianos, a ida de Dilma a Manaus não foi em vão. Candidata à reeleição, a presidente tem aproveitado os comícios de companheiros e aliados para marcar terreno.