Morre em Cancún, aos 85 anos, o ator Roberto Bolaños, intérprete de Chaves

roberto_bolanos_01Minuto de silêncio – Morreu nesta sexta-feira (28), aos 85 anos, o ator mexicano Roberto Gómez Bolaños, criador e intérprete dos personagens Chaves e Chapolin Colorado. Bolaños morreu em sua casa em Cancún, no litoral do México, onde morava com a mulher, a também atriz Florinda Meza, que faz o papel da Dona Florinda no seriado “Chaves”.

Ator, escritor e produtor de televisão, Roberto Bolaños há anos sofria de problemas respiratórios em decorrência do tabagismo. muito tempo. Em março de 2012, o ator foi internado em hospital na Cidade do México devido a uma crise respiratória.

A série “Chaves”, criada e protagonizada por Bolaños na década de 1970, foi o programa de maior audiência da televisão mexicana e na sequência tornou-se um fenômeno internacional, sendo exibida no Brasil, Tailândia e Rússia.

Nos últimos anos, em Cancún, o intérprete de Chaves aderiu à tecnologia e criou uma conta de microblog no Twitter, que conta com mais de 6 milhões de seguidores. Em sua última mensagem, postada na última quarta-feira (26), Bolaños, ao responder ao uma fã brasileira, fez uma declaração de amor ao Brasil. “Todo mi amor, para Brasil”, escreveu o ator no microblog.

Mais importante emissora de TV do México, a Televisa sugeriu que alguém cuidasse de sua conta no Twitter, mas Bolaños descartou a hipótese. “É minha conta e eu comando minhas mensagens”, disse è época.

Conhecido no México como Chesperito, o ator ganhou esse apelido, diminutivo em espanhol de William Shakespeare, de um diretor de cinema por causa de sua considerável produção de roteiros, associado à sua baixa estatura. Bolaños escreveu e adaptou mais de cinquenta roteiros de cinema e atuou em onze filmes.

Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños, produziu uma série de desenhos animados com base no seriado original, que é transmitida pelo canal a cabo Cartoon Networks.

A Televisa interrompeu nesta sexta-feira a programação de seus principais canais de televisão (abertos e fechados), assim como de suas emissoras de rádio, , para fazer uma homenagem a Roberto Bolaños, transmissão que destacou a vida do ator e seus personagens.

apoio_04