Minuto de silêncio – Capitão da seleção brasileira que conquistou a Copa de 1958, o ex-zagueiro Hilderaldo Luís Bellini, o Bellini, morreu nesta quinta-feira, aos 83 anos, em São Paulo.
Bellini estava internado com quadro de parada cardíaca e apneia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da capital paulista. Ele sofria há mais do Mal de Alzheimer há mais de dez anos.
Em fevereiro passado, o ex-atleta ficou hospitalizado por dois meses e em seguida passou a receber acompanhamento médico em casa. A doença piorou de forma gradativa e, há cerca de três anos, Bellini perdeu a fala.
O capitão do primeiro título mundial da seleção brasileira iniciou a carreira no Itapirense, de Itapira, cidade do interior de São Paulo, mas conquistou a fama no Clube de Regatas Vasco da Gama, equipe que defendeu de 1952 a 1961.
Bellini tornou-se responsável por criar o famoso gesto de levantar a taça de campeão, que aconteceu a pedido de jornalistas que cobriam a Copa. O gesto ganhou o planeta e desde então é repetido pelos capitães das seleções que conquistam a Copa da FIFA.
Hilderaldo Luís Bellini será enterrado nesta sexta-feira, em Itapira, sua terra natal.