Morre nos Estados Unidos o cantor Percy Sledge, intérprete de “When a Man Loves a Woman”

percy_sledge_01Minuto de silêncio – Um dos mais respeitados nomes da “soul music” norte-americana e do R&B, Percy Sledge morreu nesta terça-feira (14), aos 73 anos. Há anos lutando contra um câncer no fígado Sledge despediu-se da vida em sua residência em Baton Rouge, Luisiana, nos Estados Unidos. “Ele era uma pessoa fantástica e você não encontra isso facilmente neste meio”, afirmou seu agente Steve Green.

Nascido em 25 de novembro de 1941, em Leighton, no Alabama, Percy Sledge ficou conhecido pelo sucesso “When a Man Loves a Woman”, mas antes de ingressar no universo dos trinados trabalhou como enfermeiro no início da década de 1960. Sledge integra o Hall da Fama do Rock and Roll desde 2005.

Composta por Calvin Lewis e Andrew Wright em 1966, “When a Man Loves a Woman” foi a música de estreia de Sledge em sua carreira musical. A balada, que dominou as paradas de sucesso daquele ano por várias semanas, ocupa a 53.ª posição da lista das 500 maiores canções de todos os tempos no ranking da revista “Rolling Stone”.

Depois de uma audição com o produtor Quin Ivy, cantor obteve um contrato com uma gravadora. Composta por Calvin Lewis e Andrew Wright em 1966, “When a Man Loves a Woman” foi a música de estreia de Sledge em sua carreira. Lançado em 1966, o single alcançou o 1º lugar nas paradas americanas e canadenses e ficou em 4º lugar no Reino Unido.

A inspiração para a composição da música foi o fim de seu relacionamento um ano antes (sua namorada o deixara para tentar a carreira de modelo). “Eu não tinha dinheiro para viver, e não podia fazer nada para reconquistá-la”, lembrou-se, certa vez, em entrevista.

A canção tornou-se o marco na carreira de Sledge, que alcançou certo sucesso com outras composições como “Warm and Tender Love”, “It Tears Me Up”, “Take Time to Know Her” e “Cover Me”, mas nenhuma fez tanto sucesso quanto a música de estreia. Percy Sledge voltou às paradas de sucesso em meados dos anos 80 quando seu maior hit foi usado em comercial da marca de jeans Levi’s. Em 1991, a canção “When a Man Loves a Woman” foi regravada por Michael Bolton.

apoio_04