Nobel de Literatura: Academia desiste de contatar Dylan, que ainda não se manifestou sobre prêmio

bob_dylan_1002

Após quatro dias tentando entrar em contato com Bob Dylan, sem sucesso, a Academia Sueca desistiu de se comunicar diretamente com o músico, distinguido com o Prêmio Nobel de Literatura de 2016. A informação veio da secretária permanente da Academia, Sara Danius.

Os representantes da entidade, com sede em Estocolmo, conversaram com o agente do músico e outras pessoas de seu entorno, mas não conseguiram falar com Dylan.

Até o momento, o artista não fez qualquer declaração pública nos últimos dias acerca da premiação, apesar de estar fazendo shows regularmente. Esse comportamento serve de reforço às críticas dos que não compreenderam a decisão da Academia Sueca de premiar Dylan, diante de inúmeros e incontestáveis talentos literários espalhados pelo planeta.


Danius ressaltou que ainda não se saiba se o músico aceitará o prêmio ou se comparecerá à cerimônia de premiação no dia 10 de dezembro. “Tenho um pressentimento de que Bob Dylan pode vir”, disse.

“Posso estar errada, e claro que seria uma pena se ele não viesse, mas em qualquer caso a distinção é dele e não podemos nos responsabilizar pelo que acontecerá agora. Se não quer vir, não virá, será uma festa igualmente grande”, pontuou.

Apenas duas pessoas recusaram o Nobel de Literatura em mais de 100 anos de história: o escritor russo Boris Pasternak, em 1958, forçado pelas autoridades soviéticas; e o francês Jean Paul Sartre, em 1964, por sua política pessoal de recusar qualquer tipo de premiação.

apoio_04