“O Mundo de Mafalda” invade a cidade de São Paulo

mafalda_01Visitante ilustre – A partir de 19 de dezembro, o maravilhoso Mundo de Mafalda, a lendária criação do argentino Quino, estará presente na Praça das Artes, um dos mais novos espaços culturais de São Paulo. A exposição chega à capital paulista através do Projeto São Paulo Carinhosa, do Circuito São Paulo de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura, com realização da produtora Mundo Giras e apoio do Consulado Geral da Argentina em São Paulo e do Instituto Arcor Brasil.

O conceito e o formato da exposição foram elaborados pelo Museu Barrilete, de Córdoba, Argentina, com acompanhamento direto de Quino, o criador da personagem que se tornou conhecida em todo mundo por sua sagacidade e suas reflexões existencialistas. Mafalda surgiu e “cresceu” no momento em que a Argentina e vários países latino-americanos viviam governos militares.

Dividida em treze módulos, a exposição “O Mundo de Mafalda” apresenta a história da criação da personagem, sua trajetória e evolução e os temas tratados ao longo dos anos. Um módulo é dedicado à biografia de Quino.

Elementos como a casa, os brinquedos, o automóvel da família de Mafalda e um espaço especial relacionado às indagações existencialistas da menina estão agrupados na exposição, que vai até o dia 19 de março de 2015.

A Praça das Artes é um conjunto arquitetônico no centro de São Paulo (Avenida São João, 281), que sedia a administração e os corpos artísticos da Fundação Theatro. A Praça tem vários espaços, para abrigar diferentes linguagens artísticas.

O Instituto Arcor Brasil, que apoia a realização da exposição “O Mundo de Mafalda”, é responsável pela aplicação da política de investimento social privado da Arcor do Brasil, que empresa que pertence ao Grupo Arcor, da Argentina.

A missão do Instituto Arcor Brasil é contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades, por meio da educação. Em dez anos de atividades, lembrados a 25 de maio de 2014, o Instituto Arcor Brasil deu apoio a 338 projetos, em 16 estados, envolvendo a mais de 2 milhões de estudantes.

apoio_04