Patrocinadores falam em romper contrato com a FIFA; Visa pede que entidade “recupere sua reputação”

fifa_09Corda bamba – Diante do escândalo de corrupção na FIFA, revelado pelo governo dos Estados Unidos, e a prisão de sete cartolas, os principais patrocinadores da entidade máxima do futebol já começaram a pressionar Joseph Blatter. Se as ameaças se confirmarem, o movimento abalará irremediavelmente as estruturas da entidade, que depende de forma substancial dos recursos dos patrocinadores.

Uma das mais antigas parceiras da FIFA, a administradora de cartões de crédito Visa, por exemplo, foi tácita. A empresa norte-americana avisou, nesta quinta-feira (28), que romperá contrato caso a Federação não consiga “recuperar sua reputação”.

A Visa cobrou uma mudança de postura da entidade para coibir novos casos de corrupção. “Começa com a reconstrução de uma cultura mais forte de práticas éticas com o objetivo de recuperar a reputação dos jogos para os fãs de todo o mundo. Se a FIFA falhar nesta meta, informamos aos seus dirigentes que vamos reavaliar nosso patrocínio”, revelou a empresa.

Na quarta-feira (27), o McDonald’s, Adidas e Budweiser, outras parceiras da FIFA, manifestaram suas preocupações, porém em tom mais ameno.

O fim das parcerias poderia arruinar as finanças da FIFA, já que os acordos de patrocínio respondem por quase um terço do faturamento da entidade – dos US$ 5,7 bilhões de lucro da empresa com a última Copa do Mundo, entre 2011 e 2014, os parceiros foram responsáveis por US$ 1,6 bilhão.

A Visa, assim como outros patrocinadores, pode fazer a ameaça que quiser, até porque precisa preservar a imagem, mas corrupção na FIFA não é assunto novo no mundo do futebol, pelo contrário.

Para que o leitor compreenda o que está por trás desse escândalo que levou o brasileiro José Maria Marin para a prisão, a FIFA tem 111 anos e Joseph Blatter é apenas o oitavo presidente da entidade. Antes de Blatter, o brasileiro João Havelange ocupou o cargo durante 24 anos – 1974 a 1998. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04