Pesquisa coloca a ultradireitista Marine Le Pen como favorita à presidência da França

marine_lepen_01Direita, volver – A líder da Frente Nacional, Marine le Pen, venceria o primeiro turno da eleição presidencial na França se os eleitores fossem às urnas no próximo domingo, afirma uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (31) pela revista Marianne.

A pesquisa do instituto Ifop colocou a política de extrema direita à frente de outros possíveis candidatos em todos os cenários.

No primeiro, que lista os mesmos concorrentes da eleição passada, de 2012, Le Pen ficou com 26% dos votos. O atual presidente, François Hollande, alcançou 17%. O ex-presidente Nicolas Sarkozy obteve 25%. Os números se repetem se o primeiro-ministro Manuel Valls tomasse o lugar de Hollande.

Se os socialistas trocassem Hollande pelo ministro da Economia, Arnaud Montebourg, o resultado de Le Pen seria ainda melhor: 27%, contra 10% para Montebourg e 26% para Sarkozy.

A próxima eleição presidencial é em 2017. Nas eleições europeias de maio, o partido de Le Pen – que é conhecido por suas posições antieuropeias e anti-imigração – foi o mais votado na França. A pesquisa foi realizada entre 21 e 22 de julho e ouviu 947 eleitores. (Com agências internacionais)

apoio_04