Caiado quer convocar ministro da Saúde para explicar redução de médicos nas prefeituras

arthur_chioro_02Conta estranha – Líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO) quer convocar o ministro da Saúde, Arthur Chioro, na Comissão de Fiscalização e Controle da Casa. O senador solicita explicações diante da revelação do Tribunal de Contas da União (TCU) de que 49% das cidades que aderiram ao “Mais Médicos” têm menos médicos contratados do que antes do programa.

“Se o Mais Médicos está tirando o número total de médicos dos municípios onde atua, então ele não tem sentido. Muda logo o nome do programa para ‘Menos Médicos’. O Chioro vai ter que explicar aqui no Senado por que o ministério está atuando contra a presença de médicos com diplomas das cidades do interior do país e por que o programa carro-chefe de sua pasta tem se mostrado inimigo da carreira de Estado para o médico”, anunciou Caiado.

De acordo com o parlamentar democrata, o programa federal tem sido utilizado como proposta de “economia de caixa” nas prefeituras, trocando antigos profissionais pelos participantes estrangeiros do programa federal.

“O que o governo federal fez foi oferecer às prefeituras a possibilidade de fazer economia de caixa baixando a qualidade do serviço de saúde básica em troca do financiamento federal de uma mão de obra mais barata e de qualidade duvidosa. E sem supervisão, ainda por cima”, acrescentou, em referência a mais um dado constatado pelo TCU de que 31% desses profissionais está trabalhando sem supervisor.

O requerimento deve ser colocado em pauta já nas próximas sessões. Caso aprovado, ele obriga o ministro Arthur Chioro a comparecer no plenário da comissão em audiência a ser agendada em concordância com as agendas do ministro e dos senadores.

Carreira de Estado

Ronaldo Caiado voltou a defender a definição da carreira médica de Estado, objeto de uma Proposta de Emenda Constitucional de sua autoria. Para ele, a preferência por um programa como o “Mais Médicos” é um retrocesso no debate sobre a regulamentação da carreira pública para o profissional brasileiro da medicina.

apoio_04