Senador do PSDB alerta para eventuais novos atrasos nas obras de transposição do São Francisco

Marcha lenta – Durante pronunciamento realizado nesta quarta-feira (13), o senador Cícero Lucena (PSDB-PB), relatou visita feita pela Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento do Senado ao Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. Ele manifestou temor de que o governo não consiga cumprir o prazo de bombear água pelos primeiros 100 quilômetros desse eixo até o final de 2014, como programado.

De acordo com o parlamentar – autor do pedido para a instalação da Comissão Especial –, serão necessários pelo menos seis meses de bombeamento de água para encher esses 100 quilômetros. Assim, para cumprir o prazo, seria necessário finalizar as obras da Estação Elevatória 1 ainda no final deste ano. “Ou então, com certeza, a meta, que nos preocupa muito porque estão prometendo para um ano eleitoral, não será executada”, afirmou o senador.

O representante da Paraíba no Senado Federal chamou a atenção para a necessidade de um planejamento correto em todas as fases, em especial para a fase de alimentação energética para teste e bombeamento. “Caso contrário a obra não irá, mais uma vez, cumprir o cronograma, e o que é pior, cumprir seus objetivos”, alertou.

A Estação de Bombeamento 3, em Salgueiro (PE), tem 45% de sua escavação concluída, informou o senador. Ele afirmou que vários trechos do canal foram saltados, “em função do mau gerenciamento e do mau planejamento na obra”, protestou.

A Estação de Bombeamento 2 já está com sua etapa de escavação praticamente concluída, disse Cícero Lucena. Já a Estação de Bombeamento 1 está em fase de concretagem e suas bombas devem ser instaladas em até seis meses, afirmou o senador.

A visita da Comissão, informou o parlamentar, começou na obra do Túnel de Cuncas 2, no município de São José de Piranhas (PB), cidade natal do senador. Segundo ele, a escavação já está com mais de quatro quilômetros, utilizando equipamentos de primeira geração que caminham 20 metros por dia. O túnel terá 16 km.

No dia seguinte, a Comissão visitou a Barragem de Jati, que terá a função de regularizar o fluxo de água para alimentar outras sete barragens à frente. O Eixo Norte, explicou Cícero Lucena, sai de Cabrobó (PE) e segue para os estados do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

O senador informou que a Comissão visitará o Eixo Leste da obra nos próximos dias 4 e 5 de abril. Segundo ele, o Eixo Leste irá, entre outras coisas, permitir a perenização do Rio Paraíba e tem prazo de conclusão estimado para 2015. O município de Monteiro (PB) faz parte da programação.