Sesc comemora 120 anos da história do cinema com sessões gratuitas, cursos e exposição

cinema_1003

Em comemoração aos 120 anos da história do cinema, até o dia 29 de novembro o Sesc Interlagos recebe o projeto “24 x 120”, que traça um painel do cinema mundial desde o pré-cinema e sua idealização, passando também pelas suas fases mais emblemáticas. A entrada gratuita.

Além da exibição dos 8 longas-metragens alternados com os 24 curtas, o projeto conta também com atividades extras, como cursos relacionados ao tema e exposição de objetos cinematográficos.

Confira abaixo a programação completa do evento:

O Cinemaníaco | Dia 07/11, às 14h

Harold Hall, um jovem desastrado e sem nenhum talento para atuar, deseja desesperadamente aparecer no cinema. Depois de uma confusão com sua petição para uma filmagem, ele recebe uma oferta para um teste cinematográfico e segue para Hollywood. No estúdio ele faz tudo errado e causa um monte de problemas, mas ganha o afeto de uma bela atriz e o proprietário da empresa reconhece nele um genial cômico.

Crepúsculo dos Deuses | Dia 08/11, às 14h

Para fugir dos representantes de uma financeira, Joe Gillis se refugia na decadente mansão de Norma Desmond, antiga estrela do cinema mudo. Quando Norma descobre que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcará seu retorno às telas. O filme é insuportável, mas o pagamento é bom e como ele não tem muito o que fazer, aceita. Mas o destino lhe reserva surpresas.

Cantando na Chuva | Dia 14/11, às 14h

Don Lockwood e Lina Lamont são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema.

Fellini 8 e ½ | Dia 15/11, às 14h

Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi ainda não tem idéia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.

A Noite Americana | Dia 21/11,às 14h

Um dos filmes que melhor representa as loucuras que se passam em um set de filmagem. Um ator que fica deprimido porque sua noiva sai com um dublê, uma atriz que se entregou às bebidas e não consegue lembrar de suas falas e muitas outras confusões, que o diretor deve fazer de tudo para contornar, até gravarem uma das cenas mais importantes do filme: a que o dia deve ser transformado em noite artificialmente.

A Rosa Púrpura do Cairo | Dia 22/11, às 14h

Em área pobre de Nova Jersey, durante a Depressão, uma garçonete (Mia Farrow) que sustenta o marido bêbado e desempregado, que só sabe ser violento e grosseiro, foge da sua triste realidade assistindo filmes. Mas ao ver pela quinta vez “A Rosa Púrpura do Cairo” acontece o impossível: o herói da fita sai da tela para declarar seu amor por ela.

Cinema Paradiso | Dia 28/11, às 14h

Nos anos que antecederam a chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e iniciou uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), projecionista que se irritava com certa facilidade, mas tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança quando Toto (Jacques Perrin), agora um um cineasta de sucesso, recebe a notícia de que Alfredo faleceu.

A Invenção de Hugo Cabret | Dia 29/11, às 14h

Paris, anos 30. Hugo Cabret é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai. Um dia, ao fugir do inspetor, ele conhece Isabelle, uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.

Serviço

Atração: 24 X 120
Quanto: gratuito

Onde: Sesc Interlagos
http://www.sescsp.org.br/unidades/4_INTERLAGOS
Avenida Manuel Alves Soares, 1100
Parque Colonial – Sul
São Paulo
(11) 5662-9500

Quando: de 09 a 29/11
Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 09:00 às 17:00 horas

apoio_04