Atualizado às 5:34pm

Aumentar Fonte Diminuir Fonte

STF decide na quarta-feira sobre exigência de diploma para jornalistas

08.06.2009 - 1:34pm | Seção: Política



Fim da polêmica -
Você é contra ou a favor do diploma universitário para jornalista? Esta resposta poderá ser dada na quarta-feira pelos ministro dos Supremo Tribunal Federal. Eles julgam o Recurso Extraordinário 511961, que questiona a necessidade de formação superior para a obtenção do registro profissional. Tudo começou em 2001, quando a juíza Carla Rister concedeu liminar suspendendo a exigência do diploma, atendendo a um pedido do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de São Paulo. Em seguida o Tribunal Regional Federal da 3ª Região revogou a decisão, mas o Ministério Público Federal recorreu ao STF.

É a segunda parte do julgamento da Lei de Imprensa. Na primeira parte, os ministros mandaram para o lixo a legislação retrógrada dos anos de chumbo, que destacava a censura prévia.

Na Câmara dos Deputados tramita projeto de lei apresentado pelo então deputado Josaphat Marinho, em 1992. Está pronto para votação em plenário desde 1997. O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o catarinense Sérgio Murilo de Andrade, é a favor do diploma e acha que exigir diploma do jornalista não é o mesmo que inibir a livre manifestação do pensamento. Para alguns observadores, o STF, no entanto, deverá concluir que o diploma não é obrigatório.

Compartilhe:
  • E-mail this story to a friend!
  • Print this article!
  • Google Bookmarks
  • TwitThis
  • Technorati
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Digg
  • Furl
  • Netvibes
  • Reddit
  • StumbleUpon

Mais Notícias


  • Abre Aspas

    “Eu acho que foi feito um linchamento contra o Rio de Janeiro.”
    (Do governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral Filho, do PMDB, sobre as novas regras para os royalties do petróleo)
  • Pensando bem...

    Receita indigesta
    "Pensando bem, a briga comercial com os EUA deve render aos brasileiros o pão que o diabo amassou".
  • Aconteceu

    12 de março

    1535 - Fundada oficialmente a cidade de Olinda, em Pernambuco.

    1572 - Publicação de “Os Lusíadas”, poema épico do português Luís de Camões.

    1894 - Inicia-se a venda de Coca-Cola em garrafas.

    1930 - Mahatma Gandhi lidera uma marcha contra o monopólio inglês sobre o sal.

    2000 - João Pablo II pede perdão pelos pecados da Igreja Católica.