Lenha na fogueira –
Vai dar muito pano pra manga a criação da Brasil Foods S.A., resultado da fusão da Sadia com a Perdigão. A primeira prova de fogo será a audiência pública (ainda em data a ser marcada) na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara. O requerimento do deputado Ivan Valente (PSol-SP) foi aprovado ontem por unanimidade. O debate naturalmente será feito em torno do consumidor. O presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil, Fernando Rodrigues de Bairros, também está preocupado com a concentração de mercado com a união de gigantes do setor de alimentos.
Ele lembra fato semelhante acontecido em 1999 com a união da Antarctica com a Brahma, “que acarretou prejuízos tremendos para o mercado e para a sociedade”. Houve fechamento de fábricas e a diminuição de empregos. “Temos o dever de nos posicionar de forma contrária a esta fusão, uma vez que somos a favor da liberdade de escolha por parte dos consumidores e da livre concorrência de mercado”, diz Bairros.
O presidente da Afrebras enumera os problemas provocados pelas fusões: manipulação de preços e das quantidades ofertadas no mercado, que atingem diretamente os consumidores tornando-os reféns e, em muitos casos, prejudicando o seu bem-estar. Sem contar os grandes prejuízos de participação de mercado que trazem aos concorrentes.