Lula recebe elogios e homenagem em El Salvador e Guatemala

Lula e seu Brasil exemplar –
Com a CPI bagunçando o senado e o desaparecimento da Airbus da Air France movendo a Marinha e a FAB, o presidente Lula da Silva participou na tarde desta terça-feira de almoço com o presidente da Guatemala Álvaro Colom, anfitrião dos visitantes Brasil-palacianos.

Celso Junior - AE
Celso Junior - AE
A visita ao país tem a intenção de que os chefes de Estado discutam o comércio, os biocombustíveis, o Mercosul e o Sistema de Integração Centro-Americana (SICA). Mas, mesmo com esses temas pontuando a pauta dos presidentes, Lula não ficaria sem festejos guatemalcos. O petista mais famoso do mundo receberá as chaves da Cidade da Guatemala das mãos do prefeito Álvaro Enrique Arzú, que comandará a cerimônia.
Além disso, como se o Brasil pudesse servir de modelo em programas sociais, Lula visitará projetos da Guatemala que tiveram como exemplo experiências brasileiras, como o “Escuelas Abiertas” e os “Comedores Solidarios”. Vale lembrar que a crítica se fundamenta no fato de que programa social é muito diferente de assistencialismo, e o governo Lula tem mostrado entender bem mais do segundo.
E não foi a Guatemala o primeiro país onde Lula encontrou programas dos seus sendo seguidos como inspiração. Em El Salvador, onde o presidente esteve na última segunda-feira, se pretende implantar algo parecido com o “Bolsa Família” e o “Minha Casa, Minha Vida”, além de programas de saneamento.
Na terra dos salvadorenhos a recepção ao brasileiro viajante foi ainda mais festiva que na Guatemala, se é que isso é possível. Presente na posse do amigo e novo presidente de El Salvador, Maurício Funes, Lula teve mais uma vez seu ego massageado internacionalmente, como se não bastasse ter sido chamado de “o cara” por Barack Obama. “Lula demonstrou que se pode fazer um governo popular, democrático, com economia forte e distribuição justa de riqueza”, disse o salvadorenho, que em seu discurso citou Lula várias vezes como exemplo.
A próxima parada do presidente mais querido das Américas será na Costa Rica, para onde segue viagem no fim desta terça-feira.