Gilmar Mendes é novamente vaiado

Opinião dantesca
O presidente do Supremo Tribunal Federal continua sendo vaiado por onde passa. Ao deixar nesta quarta-feira (3) a audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Gilmar Mendes foi novamente surpreendido pelos gritos da manifestação estudantil “Saia às Ruas”, movimento inaugurado após o ministro Joaquim Barbosa afirmar em plenário que Mendes deveria ouvir a opinião pública.

Ao que parece, o presidente do STF parece incomodado com os freqüentes gritos de repúdio, pois pela falta de “capangas” – como disse o ministro Joaquim Barbosa – a Polícia Legislativa do Senado foi acionada para retirar os estudantes das dependências.

Antes de ser vaiado, Gilmar Mendes, que discutia o projeto de lei para repressão contra o crime organizado, comentou a necessidade de isenção das autoridades responsáveis pela formulação e julgamento das leis. “Estamos em uma democracia representativa. Vocês [senadores] têm que aprovar leis, que contrariam a opinião pública. Alguns imaginam que fazer jus é atender às ruas, é atender a determinados segmentos. Temos uma jurisprudência que diz que o clamor da opinião pública não justifica prisão preventiva”, disse Gilmar Mendes.