Fiscalização reforçada

Índice de acidentes nas estradas paulistas sofre queda de 20% durante o feriado de 9 de julho –

(*) Ana Carolina Castro

Ecovias: ligação da a capital paulista com o litoral
Ecovias: ligação da a capital paulista com o litoral
Um levantamento organizado pela Secretaria Estadual dos Transportes registrou estatísticas positivas em relação às estradas estaduais no feriado prolongado de 9 de julho, que este ano caiu em uma quinta-feira.

Nos 22 mil km de estradas, registrou-se uma queda de 28% no número de vítimais fatais. E esse não foi o único índice que apresentou melhorias. O número de acidentes nas estradas de São Paulo sofreu uma redução de 20% em relação a 2007. A quantidade de vítimas feridas também sofreu uma redução de 47% entre 2007 e 2009.

As comparações são feitas com base no ano de 2007, pois no ano passado o feriado de 9 de julho caiu em uma quarta-feira, não sendo assim feriado prolongado. Ao todo, foram registrados 1092 acidentes somente no feriado, sendo que 493 pessoas ficaram feridas e houve 34 vítimas fatais.

A Secretaria Estadual dos Transportes acredita que a intensificação do combate à bebida alcoólica e as melhorias feitas nas estradas são responsáveis pelas quedas dos índices nesses dois anos.

Apesar dos dados positivos em relação aos acidentes, a apreensão de drogas teve números não tão satisfatórios assim: foram apreendidos durante a ação 143, 280 kg de maconha e 13, 559 kg de cocaína.

A chamada Operação 9 de Julho, que integra as ações da Operação Férias, foi realizada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Polícia Rodoviária Estadual, Dersa e também por treze concessionárias de estradas.

A operação envolveu 2200 profissionais, além dos 4 mil homens do policiamento rodoviário, e registrou 49 casos de embriaguez nas estradas paulistas, contra apenas 27 em 2007.