Desemprego cresce e as vendas de automóveis também

Antagonismo automotivo –
Pesquisa divulgada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados aponta leve melhora no nível de emprego no país, mas a região do ABC Paulista continua a naufragar na marolinha. De acordo com o Caged, a região, dona de um dos maiores pólos industriais do Brasil, perdeu 611 vagas de emprego com carteira assinada em maio. Divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta segunda-feira (22), a queda é quase cinco vezes menor do que no mês anterior, quando foram perdidas 2.884 vagas.
Na contramão, o País gerou 131.557 postos de trabalho no mês passado, quarto crescimento consecutivo e melhor desempenho desde setembro de 2008. No acumulado do ano e nos últimos 12 meses, foram eliminadas, respectivamente, 15.665 e 9.088 vagas de emprego formais no ABC paulista. Os dados do Caged referem-se à diferença entre as contratações e demissões nos períodos analisados.
Enquanto isso, antagonicamente, a GM e a Volkswagen, que instalaram suas principais unidades na região, continuam batendo recordes de vendas. Usando uma das táticas mais nefastas de marketing, as montadoras anunciam em seus feirões que o governo não prorrogará a redução do Imposto sobre Produto Industrializado dos automóveis. Tudo para estimular a ânsia do brasileiro pelo tão sonhado carro zero quilômetro.