TSE julga quarto governador nesta quinta-feira

Miranda na berlinda –
A assessoria do Superior Tribunal Eleitoral confirmou que na noite desta quinta-feira os ministros da Corte julgam o processo de cassação contra o governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB). É o quarto julgamento de governadores deste ano pelo TSE. Dois tiveram seus mandatos suspensos – Cássio Cunha Lima (PSDB), da Paraíba, e Jackson Lago (PDT), do Maranhão. Foram absolvidos o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), e o de Goiás, Alcides Rodrigues (PP).
As denúncias contra Marcelo Miranda seriam muito mais graves se comparadas com a de Cássio Cunha Lima, garantem os advogados de acusação. Miranda é acusado de preencher cargos públicos irregularmente, fazer promessa de vantagens eleitorais, uso indevido dos meios de comunicação na campanha eleitoral, doação de 14 mil cheques-moradia e distribuição de bens custeados pelo serviço público.
Em março, a Procuradoria Geral Eleitoral sugeriu a cassação do mandato do governador e do seu vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS). O vice-procurador geral foi enfático: “Houve evidente abuso da máquina administrativa”, além de compra de votos na campanha de 2006. O advogado de defesa, Admar Gonzaga, nega todas as acusações.