“Café com o Presidente”: Lula condena golpe em Honduras

Manifestação tupiniquim –
cafe-com-presidente-2O presidente Lula da Silva condenou, na edição desta segunda-feira do programa radiofônico “Café com o Presidente”, o golpe que depôs o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, no último fim de semana. “Nós não podemos aceitar que alguém veja alguma saída para o seu país fora da democracia, fora da eleição livre e direta”, afirmou Lula, que completou: “O Zelaya ganhou as eleições, portanto ele deve retornar à presidência. É a única condição para que a gente possa estabelecer relações com Honduras”. O presidente aproveitou ainda para profetizar a situação do país da América Central, dizendo que “se Honduras não rever a posição, ela vai ficar totalmente ilhada no meio de um contingente enorme de países democráticos”.
Vale lembrar que o fato desencadeador da crise política de Honduras foi a tentativa de Zelaya de realizar uma votação para substituir a Constituição do país, o que foi entendido pela oposição e também pelo partido de Zelaya como uma tentativa de estabelecer a reeleição e permanecer no poder. Qualquer semelhança com terras tupiniquins seria mera coincidência.
Em tempo: que fique muito bem registrado que Lula diz hoje que “não podemos aceitar mais na América Latina alguém querer resolver os seus problemas de poder pela via do golpe”, pois se o terceiro mandato vier a deixar de ser “casuísmo”, o presidente terá caído em evidente contradição.