Pé na estrada

Nesse feriado prolongado, rodovias do interior paulista terão maior circulação de carros –

(*) Everton Amaro

agentes-de-transitoCerca de 1,5 milhão de veículos circularão pelas estradas paulistas no feriado de 9 de julho. De acordo com a Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, o fluxo será 10% menor do que no último feriado de Corpus Christi, e a intensidade será maior em vias do interior por conta do clima frio, que faz com que as vias que levam ao litoral tenham fluxo mais ameno.

O Departamento de Estradas de Rodagem concentrará um efetivo maior de policias federais em aéreas de serra, como a cidade de Campos do Jordão. Por causa do aumento da neblina, a polícia também intensificará a Operação Vagalume, que pretende coibir os caminhões sem sinalização luminosa adequada.

Além disso, o alerta para o motorista flagrado dirigindo sob a influência de álcool continua. A pena para a infração é de multa no valor de R$ 957,70, retenção do veículo e suspensão do direito de dirigir por doze meses, e o infrator terá de responder criminalmente pela sua conduta e, dependendo das circunstâncias, com pena de detenção de seis meses a três anos.

Os horários de maior pico de tráfego devem acontecer das 18h às 23h da quarta-feira (dia 8), das 7h às 14h da quinta-feira (dia 9) e do sábado (dia 11) das 7h às 14h, Na volta, o tráfego mais intenso deve ocorrer das 15h00 às 21h00 do domingo (dia 12).