Atividade pesqueira de Santa Catarina está sob risco

Confusão armada
A construção de dois emissários submarinos, partindo de dois distintos locais da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis), será o ponto alto da audiência pública programada para esta sexta-feira (10), na Assembleia Legislativa catarinense. O tema é polêmico porque ao redor da ilha, que fica muito próxima ao continente, há vários locais de produção de ostras e mariscos, sensíveis à poluição. A discussão envolve questões econômicas importantes, pois o estado é o maior produtor de ostras e mexilhões – 750 produtores e 90% da produção nacional – e primeiro em pesca marinha, com 40 mil pescadores e 11 mil embarcações.

O lançamento de dejetos humanos no mar poderia comprometer toda essa economia, embora a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) garanta que haverá um tratamento para eliminar boa parte da poluição. A audiência pública terá a participação de representantes do Ministério das Cidades, que promete financiar o empreendimento. “Não há falta de dinheiro”, disse na noite da última quarta-feira ao ucho.info o secretário nacional de Saneamento do ministério, Leodegar Tiskoski.

O projeto do emissário do sistema de esgotos de Ingleses, como é chamado, integra o complexo da estação coletora, que está pronta e o sistema de esgoto na região também, mas eles aguardam o licenciamento ambiental da Fundação de Meio Ambiente (Fatma) para poder concluir a instalação do emissário submarino.