SP confirma a primeira vítima da gripe Influenza

Saindo do controle –
Uma menina de 11 anos foi a primeira vítima da gripe “A” (H1N1) no estado de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, ela faleceu nesta quinta-feira às 6 hrs, logo após dar entrada na emergência de um hospital privado da cidade de Osasco. A paciente sentiu os primeiros sintomas no dia 28 de junho, quando teve dores abdominais, ânsia de vômito e febre alta. No dia seguinte, com piora no quadro, foi levada ao pronto-socorro, internada depois na UTI e, por fim, faleceu após parada cardiorrespiratória.
Depois do ocorrido, o irmão da menina também passou a apresentar sintomas da gripe. O garoto de 7 anos foi levado ao Instituto Emílio Ribas para a coleta de amostras para o diagnóstico do vírus. Com a confirmação da doença, a criança permanece em isolamento domiciliar. Os pais também foram diagnosticados e apresentaram sintomas leves da gripe. A mãe recebe o tratamento em casa e o pai está internado.
De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos 52 casos foram recentemente confirmados no Brasil, e o número atual é de 1.027 infectados pela gripe “A”. O estado de São Paulo já contabiliza treze vítimas; Minas Gerais, onze; Rio Grande do Sul, onze; Rio de Janeiro, nove; Pará, três; Tocantins, três; Alagoas, um; e Pernambuco, um. No estado do Paraná, dois casos foram excluídos por erro no preenchimento do banco de dados. Até 8 de julho, eram acompanhados 2.973 casos suspeitos da doença e outros 1.538 já haviam sido descartados pelo MS. Os principais países apontados como origem da contaminação, são Argentina, Estados Unidos e Chile.