Cardápio da semana: escândalos, orçamento e CPI

congresso_03Chumbo trocado
Além das contas secretas do senador José Sarney (PMDB-AP) e dos escândalos que continuam a turbinar a política no Senado Federal, dois temas devem polarizar as discussões nos plenários das duas Casas legislativas (Câmara e Senado) a partir de amanhã. A primeira é a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, exigência que garante o início do recesso parlamentar. Mas a apreciação da LDO está muito ligada à instalação da CPI da Petrobras/ANP no Senado. A oposição promete obstruir a votação da LDO se a base governista revolver aplicar novamente uma rasteira, empurrar o tema para o segundo semestre legislativo.

Em declaração dada ontem à imprensa, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (PTB), garantiu que o governo não está preocupado em “blindar-se”, assim como proteger José Sarney. Além disso, assegurou que os governistas não se intimidarão com denúncias contra a Petrobras. A declaração é apenas um discurso diversionista. Ao revirar as contas da estatal do petróleo, a oposição estará ressuscitando questões políticas sensíveis.

Na Bahia, por exemplo, o presidente da Petrobras Distribuidora (BR), José Eduardo Dutra, é acusado pelos adversários de turbinar sua candidatura ao Senado com verbas da empresa. Dutra é o nome preferido do presidente-metalúrgico Lula da Silva para assumir a presidência do Partido dos Trabalhadores, cujas eleições estão previstas para o final deste ano.