Indicado por Mercadante desiste de integrar Conselho de Ética

Abandonando o barco
antonio-carlos-valadaresIndicado pelo líder do PT do Senado, Aloízio Mercadante (SP), para assumir a presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) tomou decisão que vai ao encontro dos anseios do PMDB. Valadares anunciou, no plenário do Senado, que não mais integra o Conselho de Ética, o que facilitará a sua instalação, uma vez que a falta de consenso sobre a presidência do órgão gerou uma enorme disputa política na última terça-feira. Com o caminho livre, o PMDB, maior partido da Casa, indicará algum senador com coragem política para salvar José Sarney da enxurrada de denúncias que o atingem, rechaçando, na medida do possível, representações contra o maranhense no Conselho.
Valadares desiste por pressão do próprio PMDB, pois é tido como um senador mais independente. A saída também agrada o Palácio do Planalto, pois uma pessoa de confiança do líder da bancada peemedebista, Renan Calheiros (AL), vai permitir que as quatro queixas por quebra de decoro contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP) possam ser arquivadas.
Entre os nomes que podem assumir a presidência do Conselho de Ética está o do suplente Paulo Duque (que assumiu a vaga de Sérgio Cabral Filho). O decano do Senado de 82 anos deverá se candidatar a deputado estadual nas próximas eleições, e seu papel no Conselho poderia turbinar sua campanha no Rio de Janeiro.