Após divulgação de telefonemas, Virgílio afirma que fará a quarta denúncia contra Sarney

Bater e voltar –
Depois de recuar na ideia de apresentar a quarta representação contra José Sarney (PMDB – AP) no Conselho de Ética, o senador Arthur Virgílio (PSDB – AM) voltou atrás. “Agora, que foi comprovada a participação de Sarney, a coisa muda de figura”, explicou o líder tucano, em referência às ligações telefônicas gravadas pela Polícia Federal que evidenciam a participação do presidente do Senado no escândalo dos atos secretos, junto ao o ex-diretor geral Agaciel Maia, além de apontar o nepotismo da dinastia Sarney.

Agência Senado - Geraldo Magela
Agência Senado - Geraldo Magela
A desistência anterior de Virgílio foi justificada pela falta de provas de vínculos do caso com José Sarney, por mais óbvia que se mostrasse a situação. “Anteriormente, não havia vínculo com o presidente. Então, tratava-se de uma acusação imoral, e não ilegal”, esclareceu o senador que havia sido orientado por sua equipe jurídica. No entanto, a divulgação dos diálogos telefônicos fez com que os ânimos voltassem a ferver na liderança tucana.
Além das três denúncias apresentadas contra o presidente do Senado, Virgílio protocolou denúncia contra Agaciel nesta quarta-feira. “Fica evidenciada a intenção de Agaciel de patrocinar interesse privado perante a administração pública”, apontou o tucano. Já o requerimento contra Sarney está sendo preparado pela equipe jurídica de Virgílio, segundo o senador.
Está mais que claro o empenho de Virgílio em atingir à imagem já mais que desgastada de José Sarney. No entanto, o tucano deve se lembrar de que apoio não faltará ao presidente do Senado. Sarney conta com os afagos de Lula da Silva, que trabalha para que o senador não seja apeado da presidência do Senado Federal. Além disso, nada poderia ser mais conveniente que um aliado no comando do Conselho de Ética, o presidente do colegiado Paulo Duque (PMDB – RJ), conhecido engavetador.
Veja abaixo as conversas gravadas pela PF, publicadas pelo jornal “O Estado de S. Paulo”:
Maria Beatriz Sarney telefona para o pai, Fernando Sarney:

Maria Beatriz – Hein, pai, deixa eu perguntar uma coisa. Meu irmão saiu do Senado, né. Vai sair a exoneração amanhã. Ele arranjou um emprego melhor. Até ganha menos, mas pra carreira dele é melhor. Aí ele resolveu sair, né. Aí você acha que dá pro Henrique entrar na vaga dele ou não?
Fernando Sarney – Podemos trabalhar isso, sim.
Beatriz – A exoneração dele vai sair amanhã.
FS – Não, dá sim, mas amanhã de manhã cedo tu tem que me ligar, pra eu falar com o Agaciel. E passar um e-mail pra mim cedo, com o nome do Bernardo e do Henrique.
Beatriz – Ah, tá. Pra passar um e-mail e ligar.
FS – É. O e-mail você já pode fazer hoje. Passa hoje, mas me liga cedo. Ou você bota o Henrique pra me ligar, alguém…
Beatriz – Tá. Então passa o e-mail e te liga, né?
FS – Isso.
Beatriz – Tá. Eu acho que a exoneração dele já sai amanhã.
FS – Tá bom. Aí eu falo com o Agaciel. Eu falo, quem sabe dá certo…
Beatriz – Tá, porque parece que o Bernardo falou que assim que ele disse que ia sair todo mundo já queria colocar alguém. Só que daí ele falou que um monte gente tentou, mas não deu. Mas também é porque a vaga acho que era da presidência, né, não sei.
FS– Tá ok.
Beatriz – Então, mesmo as pessoas que tentaram não conseguiram ainda não… É por isso que eu sei que ainda tá vago…
FS – Certo.
Beatriz – Então pai…
FS – Tá bom.

Em outro diálogo, o ajudante de ordem de José Sarney telefona para Fernando e parra o telefone ao senador.

FS – Oi.
Aluísio – Fernando, Aluísio.
FS – Diga, Aluisinho.
Aluísio – Tô tentando falar contigo. Seu pai quer falar com você sobre aquele assunto. Só um minutinho.
[Passa o telefone para Sarney]
Sarney – Alô.
FS– Benção, pai.
Sarney – Deus lhe abençoe. Olha, você não tinha me falado o negócio da Bia…
FS – Não, não, ela falou comigo sexta-feira.
Sarney – Mas ele [Bernardo, o irmão de Bia que deixaria a vaga no Senado] entrou logo com um pedido de demissão. Agora, pra… [é interrompido por Fernando]
FS – Eu falei com o Agaciel.
Sarney – Já falou com o Agaciel.
FS – Eu falei, falei.
Sarney – Tá.
FS – Pedi pro Agaciel segurar com ele. Agaciel tá com os dois currículos [do Bernardo e do Henrique] na mão dele, tá com tudo lá.
Sarney – Tá bom. Eu vou falar com ele.
FS – Eu preveni. É só isso aí. É isso que eu queria. Que tu desse uma palavrinha com ele [Agaciel]. Ela já tá sabendo, tá. Eu já… Se tu der resolve.
Sarney– Agora, ontem… saiu a… ontem foi assinado o negócio da TV de Estreito, a repetidora.
FS – Foi?
Sarney – É.
FS – Beleza, ótimo. Isso é uma boa notícia.
Sarney – Tá bom.
FS – Ótima notícia, tá, paizão, obrigado.
Sarney – Tá, Deus te abençoe. Um beijo.
FS – Um beijo pra ti.