Lula discursa na posse de Gurgel, novo procurador-geral da República

Retórica dos companheiros –
Roberto Gurgel assumiu a Procuradoria-Geral da República nesta quarta-feira com direito a discurso do presidente Lula da Silva, em seu melhor estilo messiânico. O petista mais querido do mundo comentou a responsabilidade da função assumida por Gurgel, e enfatizou a necessidade de se chegar ao último recurso jurídico antes de se chegar a alguma conclusão. “E não pode ter nada pior do que um procurador procurar fazer da sua atividade profissional, que pesa muito sobre a liberdade das pessoas, um show de pirotecnia antes de ter o processo final apurado, indiciado e julgado”, ensinou o presidente.

AE
AE
Lula falou também a respeito da escolha de Grugel para o cargo, e explicou: “E por que eu indico o primeiro da lista [tríplice de indicados ao cargo] sem conhecer as pessoas? Por garantia minha. Se amanhã alguém disser que o procurador geral não é bom, eu digo que a culpa é da categoria”.
Por fim, Lula discursou sobre sua postura diante do novo procurador-geral, em um discurso que não poderia ser mais tartufo. O presidente garantiu que jamais fará pedido algum ao procurador-geral, e acrescentou: “Jamais colocarei um alfinete para atrapalhar qualquer investigação neste país”. Que o presidente explique, então, o impasse da mais que alfinetada instalação da CPI Petrobras/ANP.