Sarney tenta preservar o cacife político da família

jose_sarney_142Salvando a própria pele
Presidente do Senado, o maranhense José Sarney deve continuar na linha de tiro dos partidos de oposição e de alguns dos integrantes do próprio PMDB. Desde o início da crise política que abala o Senado Federal, Sarney tem resistido à ideia de renunciar, tese que cresceu de maneira meteórica após a divulgação dos telefonemas em que ele trata da nomeação do namorado da neta, Maria Beatriz.

O senador pelo PMDB do Amapá tem sido aconselhado a deixar o cargo, antes que um processo de cassação do mandato seja algo irreversível. Se José Sarney renunciar ao cargo de presidente da Câmara Alta, a carreira política do clã estará arruinada. No Maranhão, Sarney tem inimigos figadais, a começar pelo ex-governador Jackson Lago (PDT), que teve o mandato cassado pelo TSE.

Todo esse enxadrismo político compromete dois dos filhos de Sarney: Roseana, governadora do Estado, e Zequinha, deputado federal pelo PV. Roseana Sarney está envolvida em alguns dos escândalos do pai, enquanto Zequinha Sarney é pai do astuto rapaz que operava com empréstimos consignados no Senado.