Gravações da PF ligam do empreiteiro Zuleido Veras à dinastia Sarney

Ponta do novelo –
A suposta relação do senador José Sarney (PMDB-AP) com a empreiteira Gautama, de Zuleido Veras, na obra do aeroporto de Macapá, não é uma surpresa para muitos que conhecem o Maranhão e o estado do Amapá. Na edição desta segunda-feira, a “Folha de S. Paulo” publica gravações feitas pela Polícia Federal que mostram que o empresário teria tido um encontro com o presidente do Senado Federal. Zuleido é o mesmo que foi apanhado na Operação Navalha, que também prendeu, entre outras pessoas, o governador cassado do Maranhão, Jackson Lago (PDT), inimigo político da dinastia Sarney.

Foto: A Tarde
Foto: A Tarde
A empreiteira Gautama tem em seu histórico obras realizadas no estado antes mesmo do governo Jackson, da época em que a ex-governadora Roseana Sarney foi a gestora estadual por oito anos consecutivos. Quando Zuleido foi preso, em maio de 2007, a polícia encontrou farto material que ligava o empresário a figuras importantes nos estados e em Brasília. Na agenda do empreiteiro, havia citações frequentes a Roseana Sarney. Na época, a revista “Veja” sugeriu que a ex-governadora teria sido beneficiária de dinheiro supostamente pertencente a Zuleido.
Roseana não aparece no rol de indiciados pela Polícia Federal e nem consta da denúncia do Ministério Público, feita em maio de 2008, contra 61 envolvidos no esquema de Zuleido, entre eles o ex-ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, e o governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho, do PSDB.
Silas Rondeau é novamente envolvido em supostos esquemas fraudulentos operados pelo filho de José Sarney, o empresário Fernando Macieira Sarney. Em uma das anotações, datada do dia 16 de agosto de 2006, em plena campanha eleitoral, o nome de Roseana aparece associado à quantia de R$ 200 mil. a filha do presidente do Senado nega que tenha recebido qualquer ajuda de Zuleido na campanha de 2006.