Lula ignora crise no Senado durante reunião do gabinete político

lula_171Fingindo de morto
Na última segunda-feira, durante a reunião de coordenação política, o presidente Lula da Silva evitou comentar sobre a crise que afeta o Senado e, em especial, o senador José Sarney (PMDB-AP). Ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (PTB-PE) disse que a nota assinada pelo senador Aloízio Mercadante (SP), líder do PT no Senado, defendendo o imediato afastamento de Sarney da presidência da Casa e a profunda investigação das denúncias não representa a opinião do partido, mas apenas a de alguns senadores. Dos doze senadores petistas, sete concordam com a proposta.

Para reforçar sua solidariedade a José Sarney, o presidente-metalúrgico desembarca no Maranhão no próximo dia 6 de agosto. Na terra do arroz com cuxá, Lula irá inicialmente à cidade de Estreito e, na sequência, desembarca na capital São Luiz. Ao lado da governadora Roseana Sarney, participará de eventos oficiais. A viagem de Lula ao Maranhão pode causar uma cizânia no Partido dos Trabalhadores, pois o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) não tem a mesma opinião de Lula sobre Sarney.

A visita do presidente à governadora Roseana certamente não lhe trará problemas políticos locais, pois metade da população do estado está inscrita no programa “Bolsa Família”. Mas, para quem sonha em entrar para a história, esse encontro provocará nódoas duradouras, pois salvar a pele do clã maranhense dependerá de acertos políticos nada ortodoxos.