Estudantes preparam novos protestos contra Arruda

Vigília no domingo

arruda_11Enquanto o Democratas planaltino faz de conta que investiga seus filiados envolvidos no escândalo das propinas do governo do Distrito Federal, a semana começa em Brasília com a idéia de engrossar os movimentos a favor do impeachment do governador José Roberto Arruda (sem partido) e do seu vice, o empresário do ramo imobiliário Paulo Octávio (DEM). Os protestos devem ser concentrados na Câmara Legislativa, onde a partir da semana que vem devem começar as movimentações em torno do impedimento do governador.

As manifestações começam no próximo domingo (20) com uma vigília que faz parte de um calendário que será definido no sábado. Na segunda-feira (11) haverá mobilizações de estudantes no plenário da Câmara. Um dos alvos é o presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Leonardo Prudente (sem partido), que voltou a presidir a Casa depois de dois meses de licença. Prudente foi flagrado em vídeo colocando dinheiro suspeito de propina em bolsos e nas meias.

O movimento dos estudantes é reforçado pela OAB-DF. O novo presidente da entidade, Francisco Caputo, divulgou nota em que defende o afastamento de Prudente da presidência. O presidente do Conselho Federal da OAB, Cézar Britto, também havia divulgado nota em que atacou duramente a volta do deputado que está sob investigação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, sob acompanhamento do ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Enquanto isso, a Procuradoria da Câmara Legislativa analisando um novo pedido de impeachment contra o governador Arruda, que deu entrada no dia 29 de dezembro/09. A denúncia foi apresentada pelo analista de finanças e controle Altivo Faustus e Dostoewski Martins.

Segundo informou a assessoria de imprensa da Casa, a Procuradoria também analisa pedido de autoconvocação dos deputados distritais, feito pelo enfermeiro Ivan Rodrigues da Rocha. Ele alega “relevância dos novos fatos noticiados na imprensa”. Ontem, foi convocado o segundo suplente do Democratas, Geraldo Naves. Ele assume no lugar do primeiro suplente Raad Massouh, que declarou impossibilidade de assumir o mandato, em substituição ao deputado Paulo Roriz (DEM), que assumiu o cargo de secretário de Estado de Habitação do GDF, desde o último dia 17 de dezembro.