Pedido de impeachment complica ainda mais Leonel Pavan

De ponta-cabeça

leonel_pavan_04O ex-deputado pelo Partido dos Trabalhadores, hoje dirigente do PSol de Santa Catarina, o economista Afrânio Boppré, entrou na tarde de terça-feira (5) com um pedido de impeachment do vice-governador de Santa Catarina. Leonel Pavan é investigado pelo Ministério Público e no dia 15 de dezembro foi denunciado como réu em crime de improbidade administrativa, pelos crimes a que responderá na denúncia enviada ao Tribunal de Justiça. O pedido deverá ser analisado pelos deputados estaduais em fevereiro, quando reinicia as atividades parlamentares.

Especula-se que ainda em janeiro a justiça possa se pronunciar, porque no próximo dia 22 o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) viajará para a Itália. Se a denúncia for acolhida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Pavan deverá se declarar impedido e assim assume interinamente o governo o presidente da Assembléia Legislativa, Jorginho Melo (PSDB).

O vice-governador já deveria ter assumido o governo ontem a partir de um acordo político, já que Luiz Henrique iria se licenciar até março e depois renunciar ao cargo para concorrer ao Senado Federal. Aos jornalistas catarinenses, o governador disse no início dessa semana que agora sua decisão de concorrer ao Senado depende de um “conselho político”. As denúncias contra Leonel Pavan viraram de cabeça pra baixo o acordo político entre os Democratas, os peemedebistas e os tucanos. Pelo andar da carruagem, cada partido deverá agora seguir seu próprio caminho.