Jornal espanhol inclui Lula na lista dos hipócritas de 2009

O cara já era

lula_1843Impulsionado por contumazes aduladores, Lula continua acreditando que Barack Obama, presidente norte-americano, falava sério quando disse que o mandatário brasileiro é “o cara”. Depois de tal declaração, sobraram petistas exaltando a fala de Obama, como tal declaração não fosse uma “pegadinha” oficial do atual inquilino da Casa Branca. Acostumados a gazetear os elogios que o presidente-metalúrgico recebe de alguns órgãos da imprensa internacional, os assessores palacianos optaram pelo silêncio diante da matéria publicada pelo jornal espanhol “El País”. Com a chancela do respeitado jornalista Moisés Naím, o “El País” publicou lista com os cinco maiores hipócritas de 2009. E lá estava o presidente Luiz Inácio da Silva – versão genérica e tupiniquim de Messias.

Na tal lista, à frente de Lula, foram citados: 1) os banqueiros, que sempre desdenham o Estado, mas que em 2009 a ele pediram socorro 2) o britânico Tony Blair, por ter defendido recentemente a necessidade da invasão do Iraque. 3) os galãs do Partido Republicano dos EUA, que como paladinos da moralidade sempre tropeçam em escândalos sexuais. 4) os magistrados britânicos, que expediram ordem de prisão contra Tzipi Livni, ex-ministra de Relações Exteriores de Israel, acusada de crimes de guerra ocorridos no conflito entre o Hamas e Israel, na faixa de Gaza.

Ocupando o quinto lugar da lista, o presidente brasileiro foi escolhido como um dos hipócritas do ano passado por ter declarado que o ditador Hugo Chávez é o presidente da Venezuela nos últimos cem anos. O jornalista Moisés Naím lembra que jamais ouviu Lula comentando sobre os atos de tirania cometidos por Chávez. Mas que o metalúrgico teve força suficiente para condenar a deposição de Manuel Zelaya, que tentou sorrateiramente dar um golpe em Honduras. Por onde anda a claque petista, agora muda?