Governadores batem à porta palaciana atrás de conselhos de Lula

Convênios e política

eduardo-_braga_01O governador Eduardo Braga (PMDB), do Amazonas, deverá ceder às pressões do Palácio do Planalto e dar apoio político à candidatura do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), ao governo do Estado. Braga está em Brasília desde terça-feira (12) e espera ser chamado entre hoje e amanhã (14) pelo presidente-metalúrgico Lula da Silva para uma conversa reservada. O governador amazonense está reticente desde o ano passado aos apelos de Lula, pois pretende lançar candidato à sua sucessão o atual vice-governador, Omar José Abdel Aziz (PMN). Ambos são velhos colegas desde os tempos de PFL do vice e de PPS do governador.

Como o ucho.info já informou, Eduardo Braga deve concorrer ao Senado Federal com boas chances de se eleger. Comentários de partidários em Manaus sugerem que o governador poderá concorrer a prefeito da capital em 2012, pois quer administrar a cidade na época dos jogos da Copa do Mundo. Manaus é uma das sedes dos jogos do mundial de futebol. O governador poderá ter como primeiro suplente a própria esposa, Sandra Backsmann Braga.

Quem também está em Brasília é o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Assim como Eduardo Braga, o gestor pernambucano está na capital dos brasileiros para assinar os convênios do chamado PAC da Copa do Mundo 2014. Entre uma audiência e outra espera conversar com o presidente-metalúrgico sobre a sucessão estadual em Pernambuco, a composição da chapa majoritária ao Senado Federal e sobre o futuro político do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). O parlamentar é pré-candidato à Presidência da República, mas Lula da Silva sugeriu que Ciro concorra ao governo paulista.

Outro governador que discutirá com Lula os rumos políticos em seu estado é Sérgio Cabral Filho (PMDB). Candidato à reeleição, o governador fluminense está em Brasília para assinar os contratos da Matriz de Responsabilidade para a Copa 2014, no Palácio do Itamaraty, daqui a pouco. Sérgio Cabral está bem mais tranqüilo depois que interesses políticos forçaram o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), a desistir da candidatura ao governo. Lindberg quer agora concorrer ao Senado Federal. A chapa majoritária da coligação PMDB-PT ao Senado provavelmente será fechada com o nome do presidente da Assembléia Legislativa do Rio, Jorge Picciani.