Governo brasileiro anuncia oficialmente a morte de brasileiros no Haiti

Minuto de silêncio

haiti_02Na manhã desta quarta-feira, o Itamaraty divulgou nota informando a morte de onze brasileiros, vítimas do terremoto que devastou o Haiti. De acordo com o comunicado, o governo brasileiro reconhece a morte de onze militares, além de Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e uma das mais influentes personalidades no campo dos direitos humanos. Dona Zilda, como era conhecida, participaria de uma palestra na capital haitiana. Zilda Arns foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2001. Seu irmão, Dom Paulo Evaristo Arns, ex-arcebispo de São Paulo, declarou que Dona Zilda teve uma morte bonita, pois morreu na causa que sempre acreditou e defendeu. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, já viajou para Porto Príncipe, capital do Haiti, onde está a maior parte do contingente militar brasileiro que integra a Força de Paz da Organização das Nações Unidas. Confira abaixo a nota divulgada pela chancelaria brasileira.

Terremoto no Haiti

“O Governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação, do terremoto, de 7.3 de magnitude, que abalou o Haiti, por volta das 17 horas (hora local), em 12 de janeiro.

O Ministro Celso Amorim conversou com o Presidente da República, a quem transmitiu as primeiras informações recebidas a respeito da situação no Haiti. De acordo com relato recebido do Encarregado de Negócios do Brasil em Porto Príncipe, Cláudio Campos, o prédio da Embaixada do Brasil sofreu sérios abalos, mas não houve vítimas entre os funcionários brasileiros. Há informações de que algumas instalações militares da ONU sofreram danos. Estão sendo recolhidas informações sobre a situação das tropas brasileiras na MINUSTAH e demais brasileiros a serviço da ONU.”

O Presidente Lula manifestou sua profunda preocupação com a situação dos brasileiros e do povo haitiano. Instruiu para que sejam avaliadas as necessidades para que o Brasil possa apoiar o esforço de ajuda humanitária ao Haiti.