Maioria das prefeituras pagará o décimo terceiro salário na data prevista

FPM ajuda

A situação financeira dos municípios não é tão ruim a ponto de prejudicar o pagamento do 13º salário aos servidores municipais. É esta a conclusão de uma pesquisa realizada com 4,9 mil prefeituras pela Confederação Nacional dos Municípios e revelada na tarde desta quarta-feira (1) pelo presidente da entidade, Paulo Ziulkoski. Apenas 5,3% das prefeituras atrasarão o salário natalino. É um índice bem menor que o registrado no ano passado.

O pagamento será feito em parcela única em 63,3% dos municípios e, em duas parcelas, em 36,7%. Em 95,7% dos municípios, o salário dos mais de cinco milhões de servidores municipais do país está em dia. Outro ponto positivo destacado por Ziulkoski é o aumento no número de municípios que pagará o 13º em parcela única.

Em 2003, por exemplo, ano em que a CNM começou a fazer o levantamento, 50,8% dos Municípios optavam por essa forma de pagamento. Sete anos depois, o índice aumentou para 63,3%. “O planejamento está melhor, os tribunais de contas estão mais rigorosos, informatizados. Todos estão priorizando o princípio da transparência”, explicou Ziulkoski. Em 2008, apenas 1,1% pagou com atraso. Em 2009, com o impacto negativo nas finanças, o índice subiu para 4,8%.

Para o presidente da CNM, a conquista da entidade de aumentar o valor do 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), vai ajudar as prefeituras a arcar com mais esta responsabilidade. Mais de 92% dos gestores afirmaram que este repasse ajudará a pagar o 13º salário.